sábado, 26 de fevereiro de 2011

São Clemente e Grupo Especial, realmente não combinam

Calma, fieis clementianos. O título do post não é nenhuma crítica ou provocação!!!

Do início da última década, até o desfile do próximo final de semana, a Amarelo e Preto de Botafogo irá completar o seu quarto desfile no Grupo Especial. Mas em nenhum deles a Escola conseguiu superar a última colocação.

Não adianta. Por isso disse que a São Clemente e o Grupo Especial não combinam. Ela pode vir linda e maravilhosa que os jurados a vêm com descaso.

Na série dos melhores desfiles de cada agremiação na última década, começamos as homenagens as Escolas de Samba do Rio de Janeiro com aquela que tem a grande responsabilidade de abrir os desfiles do maior Carnaval do Mundo.

Em 2004, a São Clemente obteve novamente o direito de estar na Elite da folia carioca. Para tal, contratou o carnavalesco Mílton Cunha e apostou an sua maior característica, a irreverência e o deboche. Cada agremiação tem a sua marca, essa é a da Escola da zona sul.

O enredo "Boi Voador Sobre o Recife, o Cordel da Galhofa Nacional", narrava as peripécias da corte holandesa em terras brasileiras, mais precisamente em Recife. O personagem principal desse delirante conto tipicamente brasileiro, era o conde Maurício de Nassau, que no enredo foi tratado como o pioneiro dos crimes de colarinho branco em nossa história.

O samba enredo é de longe o mais animado da década. O refrão "Todo mundo pelado... beleza pura/Todo mundo pelado... mas que loucura/Ninguem segura a pereréca da vizinha/É um barato a buzina do Chacrinha" é simplesmente hilário!!!

O desfile em sí foi muito bom. Ao meu ver, muito, muito, mas muito superior aos da Tradição e da Porto da Pedra, por exemplo. Mílton Cunha soube muito bem trabalhar com as cores da Escola (missão pra lá de difícil) e optou por um visual extravagante e de impácto.

O carro abre-alas por exemplo, ousou em formas e deu uma cara bem diferenciada ao início do desfile. A resposta foi positiva.

As alas apelavam para o bom humor e eram de fácil entendimento, o que colaborou para o andamento da boa apresentação da São Clemente.

A bateria, intitulada "A fanfarra dos cornos" (foto), era uma aposta ousada do carnavalesco, pois convenhamos, componentes exibindo grandes chifres na avenida não é algo muito legal...rs

Mas o que importava???

O clima durante o desfile era de total descontração. A Escola passou muito bem na avenida. Destaque total para a formidavel performance do intérprete Anderson Paz na condução desse divertido samba enredo.

Mas como disse no começo da postagem, nem com um desfile à lá Joãosinho Trinta é suficiente para livrar a São Clemente do rebaixamento.

A Escola recebeu uma enchurrada de notas baixas e como não poderia deixar de ser, ficou na última colocação entre as 14 agremiações do Grupo Especial.

Mas Graças a Deus isso parece não abalar a Escola. Ela esteve presente na Elite novamente em 2008 (mais um belo desfile por sinal) e retorna agora em 2011 com uma nova proposta e apostando no talento de um jovem carnavalesco. Como não haverá rebaixamento neste Carnaval, a São Clemente está garantida por pelo menos dois anos no Especial, o que acontecerá depois disso ainda é uma incógnita, mas é bom que os fiéis clementianos comecem a se preparar, pois os jurados parecem não ir muito com a cara da Escola de Botafogo.

Carnaval 2004

G.R.E.S. São Clemente
Enredo: "Boi Voador Sobre o Recife, o Cordel da Galhofa Nacional"
Carnavalsco: Mílton Cunha
Colocação: 14° lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário