terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mário de Andrade inspirou a Águia de Ouro


Sem dúvida nenhuma, o desfile da até então inexpressiva Águia de Ouro, foi a grande surpresa no Carnaval de 2002.

No iníco de 2001, logo que o enedo: "Vou à Luta Sem Pedir Licença... Tupy or not Tupy? Sampa é a Resposta" foi lançado, muitos (inclusive eu), torceram o nariz para o tema o considerando um tanto quanto intelectualizado.

Porém, quando o samba enredo de Pelezinho, Quinzinho, William e Leandro Lehart, foi escolhido, parte dessa desconfiança começou a ruir.

O animado refrão de cabeça no qual pedia palmas do público presente nas arquibancadas do Anhembí, dava pinta de que seria a grande sensação daquele Carnaval.

E realmente, logo de cara, o desfile da Águia de Ouro fez muita gente morder a língua. Tanto o público das arquibancadas, quanto os espectadores que assistiam pela TV, se questionavam quanto ao crescimento dessa Escola.

A comissão de frente, representando Centáuros e o carro abre-alas, uma gigantesca nave espacial em formato de águia (no alto a esquerda) já mostravam a ousadia do carnavalesco Paulo Führo. Na seqüência, alas com muito azul e prata lembravam a Beija-Flor (Escola de onde o carnavalesco é oriundo) de Joãosinho Trinta.

O desfile que pretendia exaltar o genial Mário de Andrade e a Semana de Arte Moderna de 1992, teve ainda em seu final uma bela homenagem a Piná, intitulada de a "Cinderela Negra". A empresária e amante do Carnaval veio na última alegoria ao lado da filha Cláudia e foi ovacionada pelos foliões presentes no Anhembí.


Destaco os criativos carros alegóricos de Paulo Führo, como os grandes atrativos desse desfile. Eram símples, porém, totalmente dentro do enredo e de facílimo entendimento. O carro de número 3, que retratava o ex-presidente Getúlio Vargas em um jogo de xadrez (foto), é o exemplo perfeito dessa simplicidade.

No final, a 7° colocação no desfile do Grupo Especial era o de menos. O que ficou evidente à partir daí, foi que a Águia de Ouro estava no caminho certo. Se estruturou, afirmou um estílo de trabalho que tudo tem a ver com o seu perfil e ganhou uma legião de torcedores apaixonados que hoje fazem da Escola, uma das mais queridas pelo público em geral.

Muitos acreditam inclusive que o tão sonhado título, virá em poucos anos para a simpática Escola de Samba da Pompéia.

Carnaval 2002

G.R.C.E.S. Águia de Ouro
Enredo: "Vou à Luta Sem Pedir Licença... Tupy or not Tupy? Sampa é a Resposta"
Carnavalesco: Paulo Führo
Colocação: 7° lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário