terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A leõa estreou com o pé direito

Aqui está outro tabú quebrado na última década.

A Mocidade Alegre, agremiação tradicional do Carnaval paulistano, vinha de vários resultados desastrosos na década de 90 e início dos anos 2000.

Porém, em 2003, com o enredo "Omi - O Berço da Civilização Iorubá", a Escola voltou a fazer um bom desfile e obteve o vice-campeonato. Na ocasião, o samba enredo da Mocidade foi o grande destaque.

Para 2004, em comemoração aos 450 anos da cidade de São Paulo, o carnavalesco Nélson Ferreira (em seu último trabalho completo pela Escola), apostou na saga dos imigrantes em sólo paulistano para buscar o título que já não vinha desde 1980.

Mais do que um bom desfile, a Mocidade Alegre visava prestar uma homenagem a sua ex-presidente, Elaine Bichara, que havia falecido em 2003. E quem passava então a capitanear a Escola rumo a um novo tempo era a irmã de Elaine, Solange Bichara.

E não é que a Leõa (apelido dado pelo tio e fundador da Mocidade, Sr. Juarez da Cruz) estreava como presidente com o pé direito!!!

O desfile dos 450 anos ficou marcado pelo acidente que culminou no rebaixamento da Gaviões da Fiel para o Grupo de Acesso. A Escola corintiana vinha de um bi-campeonato e tinha tudo para conquistar o tri em 2004. Mas um problema com o eixo de seu quinto carro alegórico gerou um atraso na saída da pista e como se não bastasse, com o passagem dessa alegoria danificada, outra série de acidentes foi acontecendo.

Com isso, o caminho para o título estava aberto. A campeã certamente seria aquela que mais emocionasse em sua passagem pelo Anhembí.

Foi um desfile símples. Sem luxo, sem requinte, mas com muito amor e samba no pé.

E pela primeira vez, o destaque do desfile não foram alegorias, fantasias ou o samba enredo (belíssimo por sinal). Todos se voltaram para a beleza, simpatia e para as generosas curvas de Nani Moreira (foto), a "Senhora de Todos os Tempos".

É impressionante como a então Madrinha da Bateria da Mocidade se destaca. Ela tem luz própria. Além de linda, é muito carismática.

Não foi nem de longe o melhor desfile de 2004. Império de Casa Verde, X-9 Paulistana, Nenê de Vila Matilde, além da própria Gaviões da Fiel, fizeram desfiles muito superiores ao da Mocidade. Mas a energia da Escola foi o diferencial para a conquista.

É difícil você questionar os méritos em uma vitória. Mas eu prefiro ver o resultado de 2004 pelo lado da emoção. Pois isso os componentes da Mocidade Alegre tiveram de sobra!!!

Carnaval 2004

G.R.C.E.S. Mocidade Alegre
Enredo: "Do Além-Mar a Terra da Garoa... Salve Esta Gente Boa!"
Carnavalesco: Nélson Ferreira
Colocação: 1° lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário