sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Gaviões da xeque-mate na concorrência

A Gaviões da Fiel foi uma das Escolas de Samba de maior sucesso no início da última década. Grande parte desse exito fora obtido com a marca de seu carnavalesco, o genial Jorge Freitas.
Muito luxo, requinte e uma cabamento mais do que detalhista eram a tônica nos desfiles da agremiação Alvi-Negra.

De 1999 até 2001, a Gaviões era considerada o "bicho-papão" do Carnaval paulistano. O título com "O Principe Encoberto, ou a Busca de Dom Sebastião na Ilha de São Luiz do Maranhão", representou o início de uma revolução na estética dos desfiles de São Paulo. Na época, o carnavalesco Roberto Szaniech fora o responsável por essa nova tendência. Já em 2000, no Carnaval dos 500 anos do Brasil, a Fiel Torcida corintiana buscou em Jorge Marcos Freitas, a continuidade desse trabalho iniciado pelo polonês. Tanto em "Um Vôo Para a Liberdade" (2000) e "Mitos e Mágias na Triunfante Odisséia da Criação" (2001), a Gaviões sobrou na avenida. Um vice-campeonato e uma terceira colocação mais do contestáveis e a afirmação de um trabalho que à partir daí, tornou-se a marca registrada da agremiação.

Para o Carnaval de 2002, a Escola buscava novamente o campeonato. Para isso, o carnavalesco buscou um tema atual e que ao mesmo tempo renderia uma estética privilegiada. Para isso, Jorge Freitas criou "Xeque-Mate", um enredo que contaria a história do jogo de xadrez e que ao mesmo tempo, levaria a dança das pedras para o nosso dia-a-dia.

O enredo da Gaviões passeou pelas civilizações que deram origem ao jogo e tratou também do Jogo da Vida, utilizando suas "peças" para ilustrar o FMI, a política interna nacional entre outros assuntos que estavam em alta na época.

O visual da Escola como não poderia deixar de ser, foi o forte da Gaviões.
Alegorias maravilhosa e com um acabamento sublime (foto) mostravam que a agremiação não estava de brincadeira. As fantasias exibiram um colorido todo especial, coisa até então rara em desfiles da Gaviões que sempre marcou forte as suas cores (Preto e Branco).
Era nítido, mesmo após o maravilhoso desfile da X-9 Paulistana, que a Gaviões da Fiel era a maior favorita ao título daquele Carnaval.
Isso foi confirmado na apuração. A Escola sobrou na apuração e terminou a corrida na primeira colocação, conquistando assim o seu terceiro título no Grupo Especial.
Xeque-Mate, mais do que um enredo vitorioso, foi um grito contra o cenário político brasileiro e mundial. A Gaviões cumpriu o seu dever social e de quebra, fez valer a sua supremacia obtendo uma das vitórias mais incontestáveis dos últimos tempos.
Carnaval 2002
Grêmio Gaviões da Fiel Torcida
Enredo: "Xeque-Mate"
Carnavalesco: Jorge Freitas
Colocação: Campeã

Nenhum comentário:

Postar um comentário