quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Campeã de fato e direito

Até hoje fico abismado com o que fizeram com a X-9 Paulistana no Carnaval de 2002.



Ok, a Escola excedeu em um minuto o tempo máximo para concluir o seu desfile. Mas o que justifica a perda de inexplicáveis 6 pontos???

O Carnaval de 2002 era muito especial para a comunidade da Parada Inglêsa, pois seria o primeiro ano da Escola sem o seu grande presidente, Laurentino Borges Marques, o Lauro, falecido logo após o desfile de 2001.

A preparação para este Carnaval no entanto foi a base de muita emoção. O enredo "Aceito Tudo, Quem sou Eu?", do carnavalesco Lucas Pinto, contava a história do Papel, desde os primeiros escritos no Egíto (foto) até a sua utilização na atualidade e a consciência da preservação âmbiental.

Num todo, o desfile da X-9 Paulistana em 2002, foi o único que fez frente a Gaviões da Fiel (campeã). Os componentes da Escola desfilaram extravasando a emoção em homenagem a seu eterno presidente. Era evidente que o título era o maior objetivo da agremiação naquele Carnaval.


O samba cantado de maneira sublime pelo excepcional Royce do Cavaco, as alegorias muito bem trabalhadas por Lucas Pinto (foto) e o canto da comunidade foram os diferenciais da X-9. Desde o título conquistado em 1997 com o enredo "Amazônia, a Dama do Universo" eu não via a Escola desfilar de maneira tão vibrante.

Mas o excesso de componentes e a evolução cadênciada em demasia no início da sua apresentação, determinaram o atraso na saida da pista.

Esse atraso não diminuiu o brilho de um magnífico desfile. Mas contou pontos preciosos na corrida pelo título.

No final, os 6 pontos perdidos tiraram o que seria o empate com a Gaviões da Fiel na primeira colocação e levaram a X-9 a uma modestíssima 10° colocação.

Para todos a imagem que fica no Carnaval 2002 é a de um belo desfile da Vermelho, Verde e Branco e do campeonato "moral" conquistado pela agremiação. A Gaviões da Fiel é a campeã de 2002, ponto. Mas a X-9 Paulistana merece tanto essa conquista quanto a co-irmã Alvi-Negra.

Foi sem dúvida um belo presente para o querido Presidente Lauro!!!

Carnaval 2002

G.R.C.E.S. X-9 Paulistana
Enredo: "Aceito Tudo, Quem Sou Eu?"
Carnavalesco: Lucas Pinto
Colocação: 10° lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário