segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Arriba Vila!!!


Após passar quatro anos no Grupo de Acesso, a Unidos de Vila Isabel retornou ao Grupo Especial em 2005 e sob a batuta de Joãosinho Trinta, realizou um belíssimo desfile e deu mostras de que havia voltado renovada e com a ambição de alçar vôos mais altos.

Entretanto, o carnavalesco que era parte do grandioso projeto da agremiação, havia sofrido um noco AVC (acidente vascular cerebral) e estava definitivamente afastado do trabalho. Isso aconteceu no final da preparação para o Carnaval 2005, tanto que o trabalho daquele ano foi finalizado pelo seu então auxiliar Wany Araújo.

Para 2006, o presidente Wilson Vieira Alves, o "Moisés", apostou an contratação de Alexandre Louzada para desenvolver o controverso enredo "Soy Loco Por Tí América, a Vila Canta a Latinidade".

As controversias do enredo não foram nada comparadas as geradas pela polêmica escolha do samba enredo da agremiação. Polêmica essa que chegou ao ponto de fazer com que Martinho da Vila se afastasse da sua Escola do coração.

Os questionamentos a cerca do enredo, se deram pelo fato de ser um tema semelhante ao abordado pela novela "América", então no ar pela Rede Globo. Algumas Escolas achavam que isso poderia gerar algum tipo de influência. O que obviamente não aconteceu.
Já quanto ao samba enredo a história é um pouco diferente. O méstre da Vila não concordou com o estilo de samba adotado pela Escola e se opôs ferrenhamente a obra vencedora, de autoria de André Diniz e parceiros.
De fato, o samba de 2006 nem de longe está a altura de grandes obras já apresentadas pela Azul e Branco do bairro de Nöel, mas temos de ressaltar também que este samba é a cara do enredo da Vila. Mas Martinho não pensa assim. Paciencia...
Mas nem Martinho pode negar o sacode que "Para bailar a bamba...", deu na Sapucaí!!!

Animados, os componentes desfilaram com uma garra que já evidenciava que a Vila Isabel havia entrado para buscar um algo mais. Não apenas para participar, como vinha fazendo desde o título de 1988.

As belas alegorias e o luxo das fantasias foram um diferencial pra lá de favorável a Escola. O carnavalesco Alexandre Louzada apresentava ali o seu melhor trabalho em mais de 20 anos de Carnaval.

A comissão de frente da Escola era bem simpática. Em uma brincadeira com os povos que chamam o Brasil de "República de Bananas", 14 simpáticas bananas vestindo trajes típicos de alguns países das Américas exibiam passos de danças como a rumba, a salsa e a lambada.

O abre-alas da Vila (acima a esquerda) era um deslumbre, só. Uma pirâmide Asteca toda espelhada e leques com centenas de plumas azuis davam toda a imponência necessária ao tema.
Na frente do carro, uma enorme "serpente emplumada", personagem de mitos das civilizações pré-colombianas encantava a platéia.

O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Raphael e Ruth, além da afinadíssima bateria de méstre Mug, foram outros pontos altos desse desfile.
E como falar da bateria da Vila sem exaltar sua maravilhosa rainha???

A escultural Adriana Perret (foto), veio semi-nua e certamente deixou muitos corações dilacerados pelo Brasil. A bela que em 2002 desfilou pelas 14 agremiações do Grupo Especial, ostentava já a 3 anos o posto de rainha da bateria de méstre Mug.

Podemos diser que ostentou esse posto com todo o garbo e elegância!!!

O samba tão criticado na fase pré-carnavalesca cresceu e foi o hit do Carnaval 2006.

Com tudo isso, a Unidos de Vila Isabel após anos na "escuridão", havia voltado a brilhar.

E como já era de se esperar, a Escola conquistou após 18 anos de jejum, o título de campeã do Grupo Especial, desbancando a tri-campeã Beija-Flor de Nilópolis que fez um desfile muito fraco e quase não voltou para as campeãs.

Com esse desfile a Vila readquiriu o respeito perdido no final da década de 90 e ainda por cima atingiu o status de potência do samba, uma daquelas que está no páreo todos os anos. Depois disso, só restou uma coisa a ser dita:

"Arriba Vila"!!!

Carnaval 2006

G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel
Enredo: "Soy Loco Por Tí América, a Vila Canta a Latinidade"
Carnavalesco: Alexandre Louzada
Colocação: Campeã

Nenhum comentário:

Postar um comentário