sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Luxo e requinte não bastaram para realizar do sonho do Tri

A Império de Casa Verde teve uma ascenssão meteórica no Carnaval de São Paulo.

Fundada em 1994, a Escola levou apenas oito anos para chegar ao Grupo Especial. Melhor que isso em apenas 10 anos de existência, a caçulinha conquistava seu primeiro título na elite do Carnaval paulistano. Aos 11 anos, bi-campeã.

À partir daí, a Império passava a ser vista como uma das grandes forças do nosso Carnaval.

Tanto no título de 2005, quanto no bí, em 2006, a principal marca da Escola era a grandiosidade das alegorias e o requinte em seu acabamento. Carros e fantasias praticamente perfeitos. Um trabalho impecável que colocava a agremiação sempre entre as favoritas a conquista de títulos.

Para tentar o tri-campeonato em 2007, o diretor geral da agremiação, Junior Marques, resolveu levar para a avenida o seu sonho, o enredo "Glórias e Conquistas - A Força do Império Está no Salto do Tigre", que contava a história do grandes impérios existentes na história da humanidade. Um tema rico que proporciona um visual poderoso.

A Escola era novamente a grande favorita. Durante a fase pré-carnavalesca, oito em cada dez sambistas apostavam em mais um "salto do tigre". Também não é para menor, toda essa euforia era justificada pela preparação que a agremiação fazia vizando uma nova empreitada bem sucedida. O samba enredo, diferente do que vinha acontecendo nos últimos anos foi um dos mais executados e estava na ponta da língua dos povão.

Essa força do povo, aliada aquilo que a Império melhor sabe fazer, só poderia render um espetáculo de primeira grandeza. E adivinhem só???

Uma palavra pode expressar o que foi o desfile da Império de Casa Verde no Carnaval 2007: EXUBERANTE!!!

Nunca se viu na história do Carnaval de São Paulo, um desfile tão grandioso, tão belo, tão luxuoso, como o que a Escola do tigre levou para o Anhembí para defender sua supremacia.

Falando em tigre, o que eram aqueles cinco tigrões que vinham a frente do maravilhoso abre-alas representando o império chinês?

O que dizer então dos cavalos que puxavam a carruagem de Alexandre "O Grande", no mais que perfeito carro alegórico referente ao império macedônico (foto)???

Fiquei sem palavras ao ver esse espetáculo proporcionado pela Azul e Branco da Casa Verde.

Eu ainda trabalhava na concentração na noite do desfile da Império e pude ver de perto todo esse show de requinte e beleza que a Escola levou para o Anhembí. Vendo tudo isso na minha frente posso dizer: era ainda mais lindo que por fotos ou pela Tv.

A única Escola que talvéz tenha feito "frente" para a Império (embora bem inferior plásticamente), foi a Unidos de Vila Maria. Mas pensar que a agremiação não conquistaria o título era algo absurdo.

Mas os jurados não pensaram assim. Uma absurda 5° colocação que até hoje ninguem entendeu. Naquele ano, venceu a Mocidade Alegre, com um desfile que na minha modesta opinião, não merecia nem voltar para as campeãs. Mas fazer o que.

Com essa impactante apresentação, a Império de Casa Verde está eternamente gravada na história do Carnaval paulistano com um desfile que para muitos, era superior inclusive ao de algumas Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Pena que até hoje, isso não tenha mais se repetido. Mas 2010 está aí... sou suspeito para falar, mas aguardem!!!

Carnaval 2007

G.R.C.S.E.S. Império de Casa Verde
Enredo: "Glorias e Coquistas - A Força do Império Está no Salto do Tigre"
Carnavalescos: Renato Lage, Márcia Lavia, Junior Marques, Carlos Lopes e Ney Meirelles
Colocação: 5° lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário