terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Carnaval paulistano também já sofreu com incêndios próximo ao dia dos desfiles


Após a notícia do incêndio na Cidade do Samba cair como uma bomba no meio carnavalesco, venho aqui relembrar algumas tragédias semelhantes ocorridas no Carnaval Paulistano nos últimos anos.
Faltando 20 dias para o Carnaval de 2003, a Unidos do Peruche (foto) sofreu com um incêndio que devastou o seu barracão. Na ocasião, a Escola era muito bem cotada por seu enredo sobre o "Vale do Paraíba", e após essa fatalidade, a agremiação do Carnavalesco Jerônimo Guimarães contou com uma verdadeira demonstração de solidariedade por parte das demais Escolas de Samba da capítal paulista. Lembro-me que na época, a Gaviões da Fiel estava muito bem organizada (viria a ser campeã naquele ano) e ajudou a co-irmã com materiais e artistas de Parintins.
Três anos depois a tragédia foi ainda mais preocupante. A 3 dias do desfile, a Mancha Verde teve duas de suas cinco alegorias (foto) totalmente consumidas pelas chamas de um incêndio causado por um problema com solda.

Naquele dia eu estava na concentração do Anhembí, era terça-feira logo após o almoço. Eu havia acabado de chegar com algumas peças para decoração de uma alegoria quando começou o corre-corre e os gritos de desespero.
O abre-alas da Escola e uma alegoria referente aos Estados Unidos foram os carros perdidos.
Conversando ainda naquele dia com o carnavalesco da Mancha, o Claudio Cavalcantti (Cebola), ele me dizia que não daria tempo, que não havia material humano disponível no momento e tal. Mas assim como aconteceu 3 anos antes com a Unidos do Peruche, a Mancha Verde recebeu uma demonstração de carinho e com a ajuda de várias pessoas e de algumas agremiações, conseguiu refazer suas alegorias e desfilou de maneira emocionante com o enredo "Bem Aventurado Sejam os Perseguidos por Causa da Justiça dos Homens, Pois Deles é o Reino dos Céus".
Por mais que seja um acontecimento muito triste, é numa hora como essas que vemos a força que reina no Mundo do Samba. Agremiações tidas como rivais se unem com o único objetivo de fortalecer o espetáculo sem se importar com pequenas banalidades.
Acredito muito que no Rio de Janeiro as coisas serão assim também, já que com união, força e amor ao Carnaval, tudo fica mais fácil!!!
Faltam 24 dias para o Carnaval!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário