segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Carnaval da superação

É impressionante como uma Escola de Samba tida como pequena pode se agigantar em um momento complicado e desesperador como o que a Pérola Negra, simpática agremiação da Vila Madalena, passou já na reta final de preparação para o Carnaval 2010.

A pouco menos de um mês para o desfile, o barracão da Escola (em baixo do viaduto Mofarrej) foi invadido pelas águas da chuva e muita coisa que estava praticamente pronta para o desfile foi perdida.

Uma triste realidade de muitas Escolas de Samba de São Paulo.

No entanto, o que parecia ser o fim de um sonho para a Escola, passou a ser o estimulo que faltava na luta pelo inédito e até o momento improvável título.

O carnavalesco André Machado (um dos melhores da atualidade), fez da dor e da tristeza da comunidade uma poderosa arma na reconstrução do que foi perdido daquele Carnaval.

O simbolo maior dessa verdadeira aula de superação foi sem sombra de dúvidas o carro alegórico intitulado "Colcha de Retalhos", que fazia alusão a diversidade cultural da cidade de São Paulo. A alegoria foi toda decorada com sobras e retalhos do que foi arrastado pela correntesa no dia da enchente. O resultado final foi suprendente.

O enredo "Vamos Tirar o Brasil da Gaveta", prestava uma justa homenagem a Rolando Boldrin, incentivador da cultura popular e homem da música de raiz. O tema em sí já emociona.

No dia 13 de fevereiro, a Pérola foi uma das Escolas de Samba mais aguardadas pelo público. E olha que desfilou no mesmo dia de potências como Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel e Império de Casa Verde.

No início de seu desfile, destacaram-se a comissão de frente com a pequena Duda (filha do presidente Edilson Carlos Casal) fazendo bonito em meio a uma revoada de "Canários" e a primeira ala representando passaros típicos do cenário do interior e que trazia a ginásta Daiane dos Santos.

As sempre belas alegorias de André Machado também merecem total destaque. O abre-alas (a cima a esquerda) e o carro alegórico que fechava o desfile da Pérola (ao lado), com uma imensa escultura do homenageado, foram dos melhores da noite.

Na apuração, a Pérola chegou a liderar a corrida pelo título e revesavasse com a Acadêmicos do Tucuruvi na ponta da tabela até a abertura dos envelopes com as notas de evolução e bateria. A Pérola deixou as primeiras colocações para repetir a posição dos seus últimos dois desfiles (2008 e 2009), a 10° colocação.

Mesmo com tudo isso, a comunidade e a direção da Pérola Negra saíram desse Carnaval extremamente satisfeitas com o desempenho que obtiveram. Resultado não é tudo, e a Escola assimilou isso.

Esse bom senso da agremiação pode significar um crescimento ainda maior dessa Escola que tende daqui a poucos anos, entrar no seleto e cada vez mais redusido holl das campeãs do Carnaval Paulistano.

Carnaval 2010

G.R.C.E.S. Pérola Negra
Enredo: "Vamos Tirar o Brasil da Gaveta"
Carnavalesco: André Machado
Colocação: 10° lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário