quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

As belezas da Terra do Sol Nascente

Em 2008 foi comemorado o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Era obvio que essa miscelância de culturas, costumes e tradições, que ocorre na Terra do Sol Nascente, acabaria ganhando a sua derradeira homenagem nos sambódromos do Brasil, no Carnaval daquele ano.

Isso foi uma tônica. Só em uma rápida retrospectiva, temos a Unidos do Porto da Pedra, no Rio de Janeiro, a Nove de Julho, em Bragança Paulista, a Prova de Fogo, no Grupo de Acesso do Carnaval paulistano e a grande destaque desse tópico, a Unidos de Vila Maria.

A Vila, vinha de uma seqüência digamos complicada de enredos nos últimos anos. Tinha abordado temas pouco carnavalescos, como a Via Dutra, o Transporte de Carga e a história da cidade de Cubatão. A Escola que a cada ano crescia e demonstrava desenvoltura diante das grandes favoritas ao título, precisava de um enredo forte que a colocasse de vez na disputa do campeonato.

E esse enredo veio!!!

O carnavalesco Wagner Santos (olha ele aí outra vez...rs), sabendo das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, de pronto fisgou esse tema. Assim nasceu, "Irashai-Mase, Milênios de Cultura e Sabedoria no Centenário da imigração Japonesa".

O Japão em sí já renderia um enredo fabuloso, tamanha a diversidade de costumes e tradições existentes na milenar história desse povo. Mas a vinda desses imigrantes para o Brasil, acabou por adicionar capítulos ainda mais ricos nessa mágica e emocionante saga.

Tudo isso foi muito bem explorado pelo carnavalesco em um trabalho irretocável. O desfile da Unidos de Vila Maria no Carnaval 2008 era muito aguardado e não decepcionou aqueles que a rotulavam como a grande favorita. Sua entrada jamais sairá da memória do povo sambista de São Paulo, tamanho o seu luxo, riqueza, requinte e grandiosidade.

Grandiosidade, aliás não faltou ao desfile da Vila. Só o abre-alas (a cima a esquerda) para se ter uma idéia media 128 metros de comprimento. Era um grande templo Xintoísta adornado pelo grande portal sagrado (Torí). Simplesmente lindo. Vocês não fazem idéia do sucesso que esse carro fez desde o momento em que chegou a concentração do Anhembí, uma semana antes do desfile. Na ocasião, mesmo ainda "desacoplado", já era imponente e rico em detalhes. Foi o grande destaque entre as alegorias desse desfile.

Falando em destaque, o que dizer então de Yuka
Chan? A japonesa (foto) deixou de lado o rótulo de que os orientais não sabem sambar e deu um verdadeiro show como madrinha de bateria da furiosa do méstre Mí!!!

A coroação de uma japonesa em um posto tão cobiçado pelas mulheres brasileiras era o que faltava para a festa do Centenário estar completa.

Tudo isso aliado ao poderoso refrão "Estrelas vão brilhar/Vila Maria vai passar/Irashai-Mase a este povo do oriente/Na terra do Sol nascente", fizeram a Vila sair ovacionada da avenida. Era de fato e com todos os méritos a grande favorita ao título de 2008. Afinal, ninguem passou como ela.

Mas quiseram os deuses do Carnaval que ainda não fosse dessa vez que a Vila Maria iria soltar o grito preso na garganta. A Vai-Vai sagrou-se campeã com um desfile no meu ponto de vista inferior ao da Vila, mas com uma dose pra lá de exagerada de oba-oba.

Certo mesmo, é que no Centenário da Imigração japonêsa, esses valorosos imigrantes que a mais de um século desembarcaram em solo brasileiro tiveram enfim a homenagem que tanto mereciam.

Para sempre, Irashai-Mase!!!

NOTA: Irashai-Mase - saudação japonesa que dá as boas vindas. Algo como Seja Bem Vindo.

Carnaval 2008

G.R.C.S.E.S. Unidos de Vila Maria
Enredo: "Irashai-Mase, Milênios de Sabedoria e Cultura no Centenário da Imigração Japonesa" Carnavalesco: Wagner Santos
Colocação: 3° lugar

Um comentário:

  1. obrigada por comentar sobre mim (tbm) !!
    foi muito,,mas muito emocionante fazer parte da Vila Maria ..
    a comunidade me receberam com muito carinho e respeito..
    eu já adotei esta escola no meu coração !!
    LOVE & PEACE ,, Deus abençoe tds vcs

    ResponderExcluir