terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Incêndio na Cidade do Samba

Na manhã de ontem (segunda-feira 7/02), um incêndio de proporções calamitosas assolou os barracões da União da Ilha do Governador, da Portela, da Grande Rio e da LIESA, na Cidade do Samba.

Desde as primeiras horas da manhã, soldados do corpo de bombeiros tentavam controlar as chamas que acabaram por consumir parte dos galpões dessas três Escolas, e destruiu grande parte do Carnaval das mesmas.

Todas as fantasias que estavam sendo confeccionadas ou até mesmo embaladas nos andares superiores dos barracões foram reduzidas a pó. A perda é estimada em cerca de 8.100 figurinos.

A União da Ilha e a Portela conseguiram salvar seus carros alegóricos (a Ilha perdeu parte de uma de suas alegorias, mas segundo informações da própria agremiação, o mesmo poderá ser reconstruído sem maiores problemas em 10 dias) das chamas, mas a mesma sorte nãoe steve ao lado da Grande Rio. A Escola de Duque de Caxias foi a maior prejudicada entre todas, uma vez que perdeu 100% de seu trabalho, já em fase de finalização.

A expressão de dor no rosto do bom carnavalesco Cahê Rodrigues era inevitável.

Alex de Souza e Roberto Szaniech (carnavalescos da União da Ilha e Portela, respectivamente) contabilizavam desde a manhã de ontem os prejuizos em seus barracões.

Fato é que a agremiação Insulana e a Azul e Branco de Madureira provavelmente conseguiram recuperar o seu Carnaval nesses 25 dias que antecedem os seus desfiles, afinal com dinheiro e um verdadeiro mutirão de voluntários e profissionais do samba que estão se formando ao entorno dessas Escolas, tudo fica mais fácil

Entretanto, o mesmo não podemos dizer da Grande Rio. Uma coisa é você ter alguma sustentação para reiniciar o seu trabalho, outra coisa é ter de começar do zero a menos de um mês para o Carnaval.

Por mais que a Tricolor de Caxias seja uma das agremiações com melhor situação financeira na atualidade, a falta de material no mercado e também a frustração de deixar o posto de favoritíssima ao título em 2011, pesa e muito.

O que impressiona nessa história toda, é que tanto Ilha, quanto Portela, já viveram esse pesadelo de um incêndio na fase pré-carnavalesca. A União da Ilha, em 1999, sofreu com um incêndio em seu barracão que destruiu todas as suas alegorias a 19 dias do Carnaval. No entanto a Escola, na época com o carnavalesco Mílton Cunha, arregaçou as mangas e fez das "tripas coração" para refazer todo o trabalho e desfilar com um visual belíssimo. Já a Portela sofreu com um incêndio que destruiu o seu abre-alas a dois dias do Carnaval 2005.

É sempre uma notícia muito complicada de receber e muito mais difícil de se assimilar, mas o que resta agora é colocar a cabeça no lugar e trabalhar como nunca para que essas três Escolas entrem na Sapucaí nos dias 6 e 7 de março com uma garra e uma animação jamais vista na Éra Sambódromo. Talvez seja a hora de olhar um pouco para o passado e refletir sobre as condições atual do Carnaval.

Força e muita sorte a essas comunidades maravilhosas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário