sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Mesmo com incêndio, União da Ilha terá o melhor conjunto alegórico de 2011

Agora a noite em casa, sentei em frente ao meu computador e fui ver algumas notícias no G1 e me deparei com uma reportagem sobre como andam os trabalhos das 3 Escolas de Sambas afetadas pelo incêndio da última segunda-feira na Cidade do Samba.

E para minha felicidade o que foi que pude constatar ao ver algumas alegorias da União da Ilha circulando pelo pátio da Cidade do Samba?

Que mesmo com o incêndio, a Escola da Ilha do Governador terá o melhor conjunto alegórico do Carnaval 2011.

Desde que as primeiras imagens do barracão da agremiação Insulana (foto) pipocaram nos fóruns sobre o assunto nas principais comunidades de Carnaval em sites de relacionamento pela internet, o espanto do público já era grande. O visual criado pelo carnavalesco Alex de Souza, chamava atenção pela beleza de formas, generosidade das cores e principalmente pelo bom gosto e esmero no acabamento. Simplesmente impecável!!!

Dos 12 barracões, via a União da Ilha e a Mocidade sobrando em relação as outras no quesito alegoria. Mas agora, acho que a Tricolor da Ilha está alguns passos à frente da Escola de Padre Míguel.

Mas voltando ao assunto, vendo o vídeo citado anteriormente cheguei a conclusão que estamos diante de um trabalho que representa o amadurecimento e a confirmação de um estílo de se fazer Carnaval. Alex de Souza é dono desde os tempos de Acadêmicos da Rocinha (e porque não dizer de Em Cima da Hora), de um estilo clássico, um barroco que em alguns momentos lembra o bom gosto do méstre Arlindo Rodrigues.

É claro que não há como comparar os dois carnavalescos, porque comparar alguem a Arlindo, Joãosinho Trinta e Fernando Pinto é um verdadeiro pecado.

Mas Alex sem sombra de dúvidas mostra que após um trabalho bem controverso em 2010, quando não apresentou lá um grande desfile tendo em mãos um poderoso e rico enredo sobre o Centenário de Noël Rosa, que em 2011, encontrou o ponto de equilíbrio de seu trabalho. Prova maior disso é a diferença de formas e temáticas que o artista apresenta em suas 8 alegorias para o enredo "O Mistério da Vida", que vai abordar a teoria da evolução das espécies do britânico Charles Darvin.

Não é fácil passear por diversas formas em carros alegóricos de um mesmo tema. Entretanto, o enredo da União da Ilha exige isso. E não é qualquer carnavalesco que sabe fazer isso. Muito menos fazer e obter exito sobre esse fator.

Fico extremamente feliz em ver a querida União da Ilha (Escola que sempre teve cadeira cativa em um pedacinho do meu coração) tão linda como este ano. Se os deuses do Carnaval intervirem, a Ilha ainda disputa esse desfile de 2011 valendo pontos. E se isso acontecer, não vejo adversário a altura da União.

É aguardar pra ver...

Faltam 21 dias para o Carnaval!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário