terça-feira, 15 de março de 2011

"Superação, comunidade matildense em união..."

Era talvez, o desfile mais esperado do ano!!!

A grande Nenê de Vila Matilde, após um ano no Grupo de Acesso, retornava a Elite do samba paulistano, o seu lugar de fato e direito.

Após uma reestruturação em sua diretoria e a manutenção do carnavalesco Delmo de Moraes, a águia Azul e Branca, da zona leste parecia estar pronta para voltar a viver seus grandes momentos.

Entretanto, 2011 seria um ano de muita superação para a enorme comunidade matildense.

Pela primeira vez pisando na avenida sem o seu "cacique" maior, seu Nenê que havia falecido no final de 2010, a Nenê de Vila Matilde foi sem sombra de dúvidas a Escola que melhor interagiu com o público das arquibancadas. Boa parte disso deve-se também ao enorme talento e carisma do intérprete Royce do Cavaco, o melhor de São Paulo, na minha opinião.

Porém, alguns problemas continuam a rondar a Vila Matilde. A falta de esmero na qualidade do acabamento das alegorias e das fantasias ainda é o calcanhar de Aquiles, da Escola. Era nítido no entanto, que parte desse acabamento fora danificado pelas chuvas que insistiram em castigar São Paulo e as Escolas de Samba, nas semanas que antecederam o Carnaval.

Pisando forte na avenida e com a emoção à flor da pele, a comunidade fez um Carnaval com garra, estilo e elegância, como já dizia a letra do belíssimo samba da agremiação. Mas parece que isso não quer dizer nada. Pelo menos para os jurados.

As notas atribuídas a Escola foram ao meu ver, injustas e até preconceituosas. Não entendo algumas coisas, alguns critérios. Dois pesos, duas medidas? Enfim...

Quesitos técnicos: harmonia e evolução perfeitas, conjunto um tanto prejudicado, mestre-sala e porta-bandeira excelentes e bateria satisfatória. A comissão de frente estava simplesmente perfeita. Com a presença da lindíssima Debora Xavier entre as integrantes, representando a mulher de Ló, aquela que segundo o Velho Testamento se transformou em estátua de sal, na fuga da destruição de Sodoma e Gomorra, a abertura da Escola ganhou ainda mais brilho. Nos quesitos básicos, o enredo era muito bom, mas também não foi visto com bons olhos, o samba enredo, só o melhor de São Paulo em 2011.

De volta ao Grupo de Acesso em 2012, o próximo Carnaval deve ser de novas mudanças na Vila. Acredito que a primeira será a saída do carnavalesco Delmo de Moraes. A manutenção de Royce do Cavaco no microfone da Escola também parece algo pouco provável.

Desejo sorte a Nenê de Vila Matilde, e que em 2013, ela esteja de volta ao Grupo Especial jutnamente com a Unidos do Peruche, pois lá é o lugar delas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário