quarta-feira, 2 de março de 2011

Dessa vez ela mereceu

Todo mundo sabe da minha rusga com a Beija-Flor de Nilópolis. Isso não significa, no entanto, que eu não sei reconhecer quando a Escola faz grandes desfiles.

Digo mais: foi difícil pra caramba escolher um desfile para ilustrar esse post. A agremiação nilopolitana fez vários desfiles memoráveis na última década. Mas isso não quer dizer que ela mereceu todos os 5 títulos conquistados nos últimos 10 anos. Pelo menos no meu ponto de vista.

Mas quero comentar aqui um desfile que realmente mereceu a coroação.

O ano é 2004. A Beija-Flor vinha de uma conquista bastante contestável em 2003 (a Mangueira foi infinitamente superior) e buscava com todas as suas forças o bí campeonato. Para tal, a Escola apostou em um enredo batido, mas que sempre gera bons desfiles, a Amazônia.

A ótica da Beija, visava abordar a importância da água. Mas como o "embromeichan" faz parte do desenvolvimento dos enredos da Escola desde a época de Joãosinho Trinta, a agremiação passou (e muito bem) pela história da colonização do Estado do Amazonas, por algumas de seus lendas e o quanto a sua peservação se faz necessária para o Brasil.

Nem precisa dizer que a plástica foi o ponto alto da Beija-Flor.

Cid Carvalho e companhia deram uma aula de como se elaboram fantasias e alegorias. O abre-alas (a cima a esquerda), por exemplo, era magistral. Uma grande nau com velas humanas navegando sobre o casco de uma enorme tartaruga. Vibrei com a suntuosidade do início do desfile.

Na sequência, alas representando espanhóis foram a tônica. Tudo regado a muito luxo e beleza.

Mesmo com todo o apelo visual da Escola, não podemos esquecer das brilhantes apresentações da rainha de bateria Raíssa de Oliveira, na época com apenas 13 anos, e da maravilhosa Cláudia Raia, que protagonizou um dos momentos mais marcantes daquele Carnaval. Claúdia (foto), vinha com um enorme salto e encontrou pela frente uma pista molhada em decorrencia da chuva que insistiu em castigar a Sapucaí naquele Carnaval. Resultado: um tombaço!!!

Mas Cláudia Raia é uma verdadeira rainha. Levantou e nem ligou para o ocorrido. Continuou sambando linda e exbanjando a sua habitual simpátia.

Mesmo com o impacto do desfile da Unidos da Tijuca e de toda a imponência da Portela (favoritas até então no meu ponto de vista), a Beija-Flor parecia mesmo estar desfilando para o bi-campeonato.

Na apuração, apesar do coração Verde e Branco falar mais alto, torcia pela vitória da Portela, mas já sabia que a "Deusa da Passarela" viria rasgando rumo a vitória. E não deu outra.

Um título merecido e que consagrou de ver o trabalho de Cid Carvalho, membro da comissão de carnaval da Escola, que era quem desenvolvia o enredo em sua totalidade, cuidando de todos os desenhos, inclusive.

A Beija-Flor de Nilópolis é uma grande Escola de Samba e tem que ser respeitada. Afinal, quem tem a história e o histórico de conquistas da Azul e Branco, não pode ser deixada de lado. Por mais que isso me incomode profundamente...rs

Carnaval 2004

G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis
Enredo: "Manôa - Manaus - Amazônia - Terra Santa... Que Alimenta o Corpo, Equilíbra a Alma e Transmite a Paz"
Carnavalesco: Comissão de Carnaval (Cid Carvalho, Fran Sérgio, Ubiratan Silva, Shangai e Laíla)
Colocação: Campeã

Nenhum comentário:

Postar um comentário