quinta-feira, 17 de março de 2011

"O da poltrona, levanta aí..."

Eu aguardava o desfile da X-9 Paulistana com muita espectativa, afinal, o tema "Renato Aragão", já fala por sí.

O querido Trapalhão, no ano em que completa 50 anos de carreira, recebe uma justa homenagem de uma Escola de Samba (quer mais emocionante que isso?) e em São Paulo, cidade que recebe seus irmãos nordestinos de braços abertos.

Desde o mês de novembro, conversei várias vezes com o Rodrigo Cadete e as idéias do carnavalesco me agradavam intensamente.

Um tema desses pode não parecer, mas requer muito cuidado, uma vez que cores e formas são fundamentais para não quebrar a estética infantil adotada para a condução do enredo.

O que eu vi no desfile da X-9, me agradou bastante, mas juro que fiquei com aquela senssação de que poderia ter sido melhor. Nada no entanto justifica essa estranhíssima 10° colocação obtida pela Escola.

O visual da agremiação da Parada Inglêsa foi dos melhores, podendo inclusive ao meu ver, ser comparado ao da Mocidade Alegre, tamanho o cuidado com as fantasias e alegorias. Os carros alegóricos ganharam corpo e passaram a idéia dos temas abordados em cada um deles com clareza e objetividade. As fantasias apresentaram um multi-colorido de extremo bom gosto e formas bem definidas. Até mesmo tópicos batidos em enredos sobre crianças, como "Abuso Infantil" ganharam uma roupagem original e elegante.

Revi esse desfile ontem a noite e continuo não entendendo a colocação de 2011.

Quesitos técnicos: harmonia, evolução e conjunto a contento, mestre-sala e porta-bandeira elegantes mas carecendo de melhor entrosamento e bateria segura como sempre (sou fã incondicional do méstre Augusto). Comissão de frente simplesmente perfeita! O trabalho da coreógrafa Cris Rabello é louvável, a técnica e a beleza de suas obras são um diferêncial interessante. Isso tudo sem contar que a coreógrafa é linda (rs)! Nos quesitos básicos, o enredo era na minha opinião o melhor do ano, tamanho o campo de abordagem que ele proporciona, o samba enredo apesar dos consagrados compositores tinha melhor melodia do que letra, mas servia bem ao enredo.

A X-9 assim como a Águia de Ouro, é uma incógnita para 2012. Muitas são as expeculações a cerca do que acontecerá daqui por diante na Escola, mas alguns dão a saída da dupla de carnavalescos Rodrigo Cadete e Flávio Campello como certa, mas eu prefiro esperar. Dizem que o substituto da dupla será o Zilkson Reis, que deve deixar os Gaviões logo após a eleição. Outro que tem seu futuro incerto é o intérprete Zé Paulo Sierra. Se a performance no desfile contar (óbvio que conta), deve ficar, pois foi um dos melhores de 2011. O casal de mestre-sala e porta-bandeira também não tem permanência garantida.

Na minha opinião, o presidente Gaspar não deveria alterar sua equipe. A 10° colocação é enganosa, não pode servir como fiel para um desmanche assim como na Vila Maria. Tenho muitos amigos na Escola, como por exemplo o carnavalesco Rodrigo Cadete e a porta-bandeira Karina Zamparolli, e não gostaria que eles saíssem da X-9.

Ficarei no aguardo de novidades e na torcida para que prevaleça o bom sensso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário