segunda-feira, 14 de março de 2011

"É verde o sangue que corre na veia..."

Podem falar que é rivalidade e o diabo a quatro, mas eu não engulo a Mancha Verde entre as cinco primeiras.

Sei que os palmeirenses vão me odiar, mas é uma opinião minha.

Nem por isso, vou deixar de elogiar a administração do competente Paulo Serdan, pois vem fazendo ano, após ano, com que a Mancha se fortaleça e brigue pelas primeiras posições.

Acertou em trazer de volta o Fernando Dias em 2011, embora não tenha lhe dado o valor que realmente mereça e acertou em pedir mudanças no quesito alegoria.

Mas parece que o pedido de mudança valeu apenas para o abre-alas e para o último carro.

Repito, não tenho nada contra a Escola de Samba Mancha verde, ao contrário. Já fui várias vezes a sua quadra e em 2005, ano em que estiveram pela primeira vez no Grupo Especial, torci como um louco para que a agremiação permanecesse.

Mas eu não poso deixar de criticar algumas coisas que passaram batido pelos jurados. Voltemos então as alegororias: abre-alas muito bonito, bem realizado e com cores que o favoreceram. Carro 2, esqueceram as proporções em casa, não é? Contrastou partes muito bonitas com outras cafonas e até mesmo bizarras. Carro 3, cadê o resto do carro? Carro 4, cadê o resto do carro [2]? Um completava o outro? O carro 4 entrou de trás para a frente na avenida? Sei lá... Carro 5, belíssimo. Um dos melhores da primeira noite.

Sei que os palmeirenses não vão concordar, mas...

As fantasias da Escola estavam bonitas. Algumas inclusive merecem destaque, como a da ala de abertura, logo atrás da comissão de frente, das baianas, da bateria e das alas que antecederam o último carro.

Quesitos técnicos: harmonia e evolução de boa pra ótimo. Conjunto comprometido pelas alegorias já citadas; Bateria excelente, aliás, perdeu pontos porque? mestre-sala e porta-bandeira apenas razoavel. A comissão de frente não me agradou. Estava dentro da proposta do enredo, mas sua concepção foi das mais fracas que já vi. Quesitos básicos, um enredo interessante e inédito e ao meu ver, bem desenvolvido. Samba enredo embora muito aclamado, estranho em algumas passagens e muito mal cantado na avenida.

Para 2012, a Mancha deve focar nos seguintes itens: comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, samba enredo e alegorias. Achoq ue manter o Fernando Dias é uma boa, uma vez que a sequência de um trabalho pode resultar no tão sonhado título da Mancha. Quanto a interepretação do samba na avenida, digo o seguinte: sou fã do Waguinho, mas não é de hoje que ele vem mal. A Escola deve buscar uma outra alternativa para este setor, uma vez que a tendência caso não se cuide é de seguir em decadência.

E o mais importante: parem de fazer Carnaval só para ficar a frente dos Gaviões. Vocês são maiores que isso!!!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito da Mancha Verde, mais concordo com isso tudo que você disse ai. Não foi ruim o desfile mais com certeza poderia ter feito muito melhor.

    ResponderExcluir