quarta-feira, 2 de março de 2011

Seguindo os passos da madrinha

Após o Carnaval de 2004, as mudanças pareciam eminentes no quadro da Unidos do Porto da Pedra.

Mas os rumos começaram a mudar quando o presidente da agremiação optou (acertadamente por sinal), pela permanência do carnavalesco Alexandre Louzada. O artista, já com bagagem no mundo do samba, havia errado a mão no ano anterior e prometia que 2005 seria diferente.

Mas como a Porto da Pedra é uma Escola que infelizmente nunca é levada a sério, poucos acreditaram nas palavras de Louzada.

Só que as coisas começaram a mudar quando a agremiação de São Gonçalo, anunciou que reeditaria o enredo "Carnaval, Festa Profana", da co-irmã e sua madrinha, a União da Ilha do Governador.

O desfile originalmente apresentado pela agremiação Insulana em 1989, contava as origens do Carnaval, desde as celebrações no Egíto, passando pelos festins romanos e chegando ao que hoje é o maior espetáculo da Terra.

Mas o que muita gente acabou criticando na escolha desse tema (belíssimo), foi o fato dele ser um enredo de outra Escola de Samba.

Mesmo com a direção e o carnavalesco explicando posteriormente que a União da Ilha é sua madrinha, o público "sambístico" em geral, não gostou muito da idéia e novamente se mostrou pouco receptiva a Escola.

Mas essa "picuinha" não durou muito!!!

Bastou o vozerão do intérprete Luizinho Andanças em sua estréia pela Vermelho e Branco, começar a ser entoado no início do desfile da Escola para o público vir a baixo com o animadíssimo samba de J. Brito e Bujão.

O desfile da Porto da Pedra começava de maneira surprendente. Duas alas divididas em quatro blocos, com quatro cores diferentes separavam a comissão de frente, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira e o carro abre-alas. Essas alas representavam personagens marcantes da história do Carnaval carioca, os Clóvis e os Bate-Bola.

O abre-alas da Escola foi também uma bela surpresa. Um gigantesco tigre sorridente (a cima a esquerda) fazendo as vezes de Rei Momo saudava o público e enunciava o belo desfile que estava por vir.

Alas exbanjando luxo e criatividade foram a tônica dos primeiros setores do desfile. O colorido utilizado por Alexandre Louzada também é digno de elogios. Ao final do primeiro setor, o carro referente ao Egíto, trazia um trigal com componentes formando os ramos de trigo (efeito do primeiro Carnaval após a estréia de Paulo Barros) e no alto, uma bela escultura rústica representando o Boi Ápis.

Mas ao meu ver, o grande destaque alegórico da escola foi o carro de roma. Uma gigantesca terma romana foi montada pelo carnavalesco com direito a um elegante deus Baco deitado em meio ao carro, três carneiros belíssimos logo à frente e um time de beldades fazendo a maior farra (foto)!!!

No geral, a Unidos do Porto da Pedra fez um desfile muito bom. Uma grande surpresa, ainda mais para uma Escola que está abrindo uma noite de desfiles (segunda-feira).

E por muito pouco a Porto não voltou no desfile das campeãs. O que na minha opinião, não seria nenhum absurdo.

Depois desse desfile, a Vermelho e Branco de São Gonçalo não conseguiu acertar a mão na concepção de seus desfiles. Mas lembraremos sempre de "O rei mandou, cair dentro da folia...", fazendo sucesso em dois momentos distintos e com Escolas distintas na Sapucaí.

Não foi dessa vez que a afilhada conseguiu superar a madrinha.

Carnaval 2005

G.R.E.S. Unidos do Porto da Pedra
Enredo: "Carnaval, Festa Profana"
Carnavalesco: Alexandre Louzada
Colocação: 7° lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário