terça-feira, 1 de março de 2011

Julio Verne inspira a Ilha a voltar aos bons tempos

Antes de criticarem o tema do post, prestem atenção no seguinte: a União da Ilha volta aos bons tempos, não por retomar a sua principal caracteística, a dos desfiles leves, descontraídos e de grande comunicação com o público. Acho até que esses tempos não voltam mais. Mas os bons tempos são referente ao fato de que a Escola retornava após 8 anos amargando o Grupo de Acesso, a figurar na elite da Folia carioca.

Vivendo uma certa irregularidade em seus desfiles no Acesso, a Ilha buscava um ponto de equilíbrio em seus trabalhos. Somente isso seria capaz de devolve-la ao seu lugar de direito.
Uma comunidade vibrante, à Ilha nunca faltou. Bons enredos e sambas de alto nível também não. Restava uma identidade visual.

E foi em busca dessa identidade que a agremiação Insulana decidiu dar sequência ao trabalho do carnavalesco Jack Vasconcelos. Mas pela primeira vez em 4 anos, em um vôo solo.

Desde 2006 na Ilha, Jack, havia dividido os trabalhos artisticos a frente da Tricolor com vários carnavalescos, entre eles Paulo Menezes (2007) e André Marins (2007 e 2008). Em 2008, aliás, a União da Ilha optou por reeditar o enredo "É Hoje o Dia", originalmente apresentado em 1982 e que tem no seu samba enredo, um dos mais cantados da história do Carnaval carioca. Muitos apostavam que o acesso já era garantido. Mas com um desfile bastante irregular, a Escola ficou apenas com a 5° colocação. Esse ocorrido quase custou a cabeça de Jack, mas o jovem artista foi bancado pelo diretor de carnaval Paulo André.

A decisão se mostrou acertada desde o início da elaboração do desfile de 2009.

O enredo "Viajar é Preciso - Viagens Extraordinárias Através de Mundos Conhecidos e Desconhecidos", abordava o hábito do brasileiro em viajar. Mais do que isso, falava sobre o escritor francês Julio Verne, que em suas histórias, viajou por Mundos incríveis e conheceu lugares onde nunca nenhum ser humano havia imaginado conhecer.

Do ponto de vista estético, o desfile da União da Ilha do Governador, parecia uma apresentação de Grupo Especial, tamanho o cuidado e o capricho de fantasias e alegorias.

Jack Vasconcelos, apostou em um visual grandioso e multicolorido, como a Escola gosta.

A comunidade comprou a idéia e desfilou com mais empolgação do que de costume. Isso foi sem sombra de dúvidas o que diferenciou a agremiação Insulana das demais que disputavam o acesso.
A Ilha confirmou o favoritismo e conquistou de forma incontestável o título de campeã do Grupo de Acesso.

Mesmo com boa parte da responsábilidade da vitória, o carnavalesco Jack Vasconcelos foi dispensado da Escola, que buscou em Rosa Magalhães, um porto seguro para se firmar novamente no Grupo Especial.

Mas isso tudo não importa. O importante é que a Ilha voltou! E dessa vez, para ficar!!!
Carnaval 2009

G.R.E.S. União da Ilha do Governador
Enredo: "Viajar é Preciso - Viagens Extraordinárias Através de Mundos Conhecidos e Desconhecidos"
Carnavalesco: Jack Vasconcelos
Colocação: Campeã do Grupo de Acesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário