terça-feira, 15 de março de 2011

"Quem é da Morada é mais feliz..."

Ai, ai, ai, ai, ai...

Bom, terei de fazer uma avaliação o mais profissional possível, pois todos sabem que não sou a pessoa mais indicada para falar dessa Escola.

Minha antipatia pela Mocidade Alegre se tornou tão grande nos últimos anos devido a sua condução e a sua linha de trabalho que modificou totalmente a cara da agremiação que conheci e pela qual me encantei da metade dos anos 90 até a metade dos anos 2000.

Bom, mas vamos ao que interessa que é o Carnaval de 2011.

É simplesmente o seguinte: seria campeã fácil, se não fosse a quebra do seu quarto carro alegórico.

Posso discordar da administração da Solange, dos enredos "extravagantes" apresentados pela Escola, mas não vou tapar os olhos para a realidade. É a Escola de Samba mais organizada e bem estruturada de São Paulo.

Sou muito amigo do Sidnei França, às vezes passamos horas conversando e sempre o questiono sobre a linha de enredos adotada pela Escola de 3 anos para cá. E ele sempre me diz a mesma coisa: "se é o melhor, eu não sei, mas está dando certo". É triste, mas tenho que concordar com ele.

Em 2011, a Escola estava perfeita. Vinha fazendo um enredo de fácil entendimento (aleluia) e com uma cromática invejável. Alegorias e fantasias de bom gosto e de forte apelo visual. Em tese, "o desfile", como vejo alguns dizendo na comunidade Carnaval de São Paulo, no orkut.

Mas aí veio o quarto carro (justo o quarto carro!). A maior aposta da Escola, o carro do "Cinema 3D", que já vinha sofrendo com peoblemas desde a manhã daquele sábado, não conseguiu entrar na pista. A exemplo da Unidos do Peruche na noite anterior, a leitura do enredo da Mocidade Alegre ficaria comprometida.

Ah... mas para a presidente Solange, isso não queria dizer absolutamente nada. Segundo a própria ela não precisava de 5 carros para ganhar Carnaval. É dona Solange Bichara, precisa de 5 alegorias sim!!!

E pela priemira vez nos últimos 9 anos, a Mocidade não esteve entre as 3 primeiras colocadas. Pior, nem voltou ao desfile das campeãs. Se isso servir como alerta e abaixar um pouco a bola do pessoal da Morada, à partir de 2012, poderemos ter uma Escola imbátivel em São Paulo. A minha torcida é para isso!!!

Quesitos técnicos: harmonia e evolução a contento, Conjunto prejudicado pela quebra de uma alegoria, mestre-sala e porta-bandeira satisfatórios (embora com as minhas ressalvas) e bateria segura e ritmada. Comissão de frente um tanto quanto chata (neon outra vez?) mas totalmente dentro do enredo. Nos quesitos básicos, enredo opaco, mas funcional e samba enredo com a cara da Escola.

Para 2012, rola um boato de que Freddy Vianna está a caminho da Morada para substituir o bom intérprete Clóvis Pê, que ao meu ver, é a identidade musical da Escola. Mas por enquanto está apenas na categoria boato mesmo.

Sidnei França continuará a frente da estética da Mocidade, mas provavelmente em vôo solo pela primeira vez. A manutenção do casal de mestre-sala e porta-bandeira Emerson e Adriana e do méstre Sombra (esse não sai nem que atravesse a bateria o desfile inteiro...rs) também serão figurinhas repetidas em 2012.

Mas é como eu falei, se o tombo de 2011 servir como estimulo e para diminuir a prepotência, ninguem segura a Mocidade Alegre daqui para a frente!!!

Um comentário: