segunda-feira, 14 de março de 2011

"Bate forte no meu peito São Bernardo..."

Para quem já dava a Tom Maior como rebaixada antes mesmo do início dos desfiles, esse foi o maior "tapa na cara" do Carnaval 2011.

Aprendi uma coisa com os mais de 15 anos acompanhando a folia paulistana: Chico Spinoza em São Paulo é simplesmente genial!!!

A Tom Maior, simpática agremiação do Sumaré, viveu em 2010 o seu pior momento no Grupo Especial, quase sendo rebaixada e com graves problemas de concepção em seu desfile. Para o ano de 2011, a Escola apostava todas as suas fichas em uma pronta recuperação.

A contratação de Chico Spinoza provava essa vontade da Escola em voltar a brilhar!!!

O enredo sobre São Bernardo do Campo, era combatido por muitos por se tratar da cidade onde o ex-presidente Lula, fez boa parte de sua história, mas análisando toda a história desse município, era notória a riqueza cultural e de detalhes, que poderiam ser abordados nesse desfile.

A apresentação da Tom Maior foi ótima. Alegorias pequenas mas com acabamento perfeito emolduraram alas coloridas e muito bem realizadas. Ponto esses, fundamentais para o sucesso da agremiação.

Quesitos técnicos: harmonia e evolução estavam a contento. O conjunto ao meu ver, ficou comprometido pelo setor que antecedeu o carro dos estúdios Vera Cruz, uma vez que este possuia apenas 3 alas separando uma alegoria de outra; Bateria excelente, com paradinhas e coreográfias bem executadas. Mestre-sala e porta-bandeira elegantes e seguindo uma linha tradicional, a qual eu sou híper favorável. Comissão de frente fabulosa e com um tripé maravilhoso. Quesitos básicos: enredo bem desenvolvido e samba enredo com letra descritiva e empolgante.

Com a permanência do carnavalesco assegurada pelo presidente Marko Antônio da Silva, a tendência é de que em 2012, a Tom Maior realize um de seus maiores desfiles de todos os tempos. O intérprete Renê Sobral, o diretor de bateria Carlos Alves, o Carlão e o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Jairo e Simone, também devem ser mantidos.

Isso tudo, somada a estrutura que a Escola vem adquirindo com o passar dos anos, faz da Vermelho e Amarelo uma das fortes candidatas ao título do próximo Carnaval!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário