terça-feira, 1 de março de 2011

Com a cara da Mocidade

Uma Escola de Samba geralmente adquire ao longo dos anos uma identidade visual que carregará por toda a vida.

Esse status é proveniente de um grande momento da agremiação, do trabalho sequente de um artista ou até mesmo por uma administração competente.

No caso da Mocidade Independente de Padre Miguel, essa "cara" pode ser definida em um nome: Renato Lage.

O carnavalesco foi o responsável por uma éra de sucesso e vitórias da Escola da Vila Vintem.

Sob a batuta de Lage, a Mocidade conquistou os títulos de 1990 (Vira, Virou, a Mocidade Chegou), 1991 (Chuê, Chuá, as Águas Vão Rolar) e 1996 (Criador e Criatura), além de dois vice-campeonatos, o contestadíssimo desfile de 1992 (Sonhar Não Custa Nada) e 1997 (De Corpo e Alma na Avenida).

A principal marca do trabalho do artista era a da inovação. Renato sempre foi um grande criador, mas sua chegada a Mocidade ainda no ano de 1989, fez com que o seu estílo fosse reafirmado. À partir daí, o high teach passou a ser a cara da Escola.

E coincidência ou não, desde a saída do carnavalesco em 2002, a Mocidade não mais se encontrou.

Vamos então falar sobre esse Carnaval.

O enredo "O Grande Círco Místico", procurava abordar mais do que a história do círco. Buscava alegrar o público. A ordem era brincar, sem aquelas restrições e regras chatas que transformam o desfile em uma verdadeira parada militar.

Mas pelo visto, brincar para o carnavalesco Renato Lage, é algo pra lá de sério!!!

O desfile da Mocidade Independente de Padre Míguel, no Carnaval de 2002 foi simplesmente um momento mágico. Parecia um sonho!!!

Não estou dizendo isso por ser torcedor da Escola, e sim pelo que senti ao ver esse desfile. Por alguns instantes me senti aquela criança deslumbrada com o mundo mágico dos espetáculos circenses.

A comissão de frente com as pernas-de-pau e aquele magnífico carro abre-alas com os elefantes em dourado já davam mostra de que o que viria dali em diante era coisa do mais alto nível. O acabamento das alegorias e o luxo das fantasias valem um destaque especial. O colorido esplendoroso apresentado pelo carnavalesco também é digno de todas as homenagens possíveis.

O desfile perfeito do ponto de vista estético, foi prejudicado por alguns problemas de harmonia. O que fez com que a Mociadade ficasse de fora da disputa pelo título.

No fim, a 4° colocação de 2002 foi o último bom momento da Mocidade até o presente momento (a posição se repetiria em 2003, mas já sem o mesmo brilho).

Hoje, fica a saudade dessa boa e velha Mocidade Independente e a esperança de que em 2011, as espectativas se confirmem e a Escola volte a brilhar como nos tempos de Renato Lage. E de preferencia, com a cara da Mocidade!!!

"Sou Independente, sou raíz também/Sou Padre Míguel, sou Vila Vintem"

Carnaval 2002

G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Míguel
Enredo: "O grande Círco Místico"
Carnavalesco: Renato Lage
Colocação: 4° lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário