sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Unidos do Porto da Pedra

Enredo: "Da Seiva Materna ao Equilíbrio da Vida"

Carnavalesco: Jaime Cezário

O que dizer sobre um enredo que fala do iogurte? Nem eu mesmo sei. E olha que estou tentando me acostumar com a idéia desde o anuncio oficial do tema, na época, ainda sobre a direção artística de Roberto Szaniecki. Algum tempo se passou, o nosso amigo polonês não conseguiu mais uma vez cumprir os prazos (grande novidade!) e cabeças rolaram pelos lados de São Gonçalo. Para o seu lugar chegou o bom Jaime Cezário que recuperou o tempo perdido com muito trabalho e com o seu costumeiro bom gosto que marcou a apresentação dos protótipos das fantasias, todas muitíssimo elogiadas pela crítica. Fato é que o enredo ainda é duro de digerir, afinal, prova por A mais B que a exploração comercial e o pomposo patrocínio da Danone é a única coisa que pesou na escolha do tema. É uma pena que o Carnaval esteja sendo "dirigido com sabor comercial", como maravilhosamente bem pregou a São Clemente em 1990.

Um enredo rium só poderia gerar um samba de gosto duvidoso. Pra mim, o pior samba do ano e o pior da história da Porto da Pedra. Todo quebrado e com letra pobre, a obra não foi salva nem com o vozeirão do intérprete Wander Pires. Lembram-se do hilário "Mandamento, Palavra, Padre", que concorreu no Império Serrano em 2006? Pois é, parece que os compositores do Tigre de São Gonçalo aprenderam um bocado com a dupla imperiana. Ouvindo a obra por várias vezes, vejo que nada se salva. É todo horrível. O primeiro refrão é triste. A primeira parte junta um série de palavras pouco utilizadas como por exemplo "iguaria" e "fermentou" e ainda nos brinda com a patética rima de "Hera" (deusa da mitologia grega) com "gera". O segundo refrão ése não é pior que o de cabeça, briga ferozmente pelo posto. Começa a uns cinquenta por hora e do nada engata a primeira e do nada está a mais de duzentos por hora. É o preço que se paga por esticar tanto os versos. Quando a obra tenta fazer o tipo mais melodiosa logo na saída do citado refrão, fica ainda pior. Olha... prefiro nem comentar. Quem tanto criticou os sambas de 1998 e de 2008 da Escola, hoje deve clamar pelo retorno de obras daquele nível embalando os desfiles da agremiação. Caminha a passos cada vez mais largos rumo ao Grupo de Acesso.

Tenho pena do Jaime Cezário.

Letra do Samba

Autores: Vadinho, Fernando Macaco, Tião Califórnia, Cici Maravilha, Bento, Denil e Oscar Bessa
Intérprete: Wander Pires

Poema à vida e ao seio jorrando amor
A seiva materna
Meu Porto da Pedra alimentou
Hera gera o caminho das estrelas
Mãe Loba amamentou o Grande Império
Mistério no deserto a solidão
O mercador viu a transformação
Do leite em primeira iguaria
A fé se envolveu e foi saborear
Na história, a humanidade vive a cultuar
A dádiva que fez o animal sagrado
Fermentou fartura e saber
Fonte rica de prazer

No calor dessa receita, deixa provar
A combinação perfeita ao paladar
A essência é derivada da mistura de sabores
É no mel que se adoça a mágia dessas cores

Surgiu o alimento vencendo batalhas
Esse doce sabor pelo mundo
Com o tempo rompendo muralhas
Brilhou a luz da civilização
Pelos mares navegou
Embalando a evolução
Leveza, o equilíbrio se traduz em beleza
Do dia a dia me refaz
Iogurte é leite, tem saúde e muito mais

Vem no ritmo do Tigre de São Gonçalo
Alimenta seu povo apaixonado
Cada porção traz um cuidado especial

Para o deleite e a emoção no carnaval

Um comentário:

  1. Descordo completamente dessa sua crítica desmedida sobre o samba da porto da pedra! adoro cantar o samba dela! acho uma delicia, gostoso como iogurte! o desfile da porto da pedra vai ser ótimo, você vai ver e não vai ser só por causa de dinheiro não! tenho certeza que o enredo será bem executado, sei que é difícil de digerir algo sobre "iogurte" mas ele levou tudo pro lado da história do leite, acho bom, acho válido, acho o samba bom, me divirto à berça com o samba! EU gosto!

    ResponderExcluir