quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Tom Maior

Enredo: "Paz na Terra e aos Homens de Boa Vontade"

Carnavalesco: Marco Aurélio Ruffin

Como diz o primeiro verso do samba de enredo da Vermelho e Amarelo do Sumaré, "Vai clarear chegou a emoção...". Não tenho a menor dúvida de que a manhã do domingo, dia 19 de fevereiro de 2012 será um dos momentos mais emocionantes da história do Carnaval paulistano. Tamanha emoção se dá pelo fato de que este será o primeiro desfile da Escola sem a presença de seu eterno presidente, Marko Antonio da Silva, o meu grande amigo Marquinho que nos deixou na manhã do dia 23 de maio em virtude de um câncer. A agremiação que após o terrível desfile de 2010 havia recuperado a auto-estima no Carnaval de 2011, sob a batuta do carnavalesco Chico Spinoza, tem agora com o retorno de Marco Aurélio Ruffin, a chance de retomar a caminhada ascendente que vinha galgando desde 2006, com o próprio Marco Aurélio. O enredo para 2012 (de autoria do ex-presidente Marko Antonio) tem a missão de reaproximar o homem de seus valores espirituais. É uma temática que vai de encontro com o momento da agremiação que terá a árdua missão de encerrar o desfile do Grupo de Elite paulistano. Será também o primeiro ano de Luciana Silva, viúva de Marko Antonio, como presidente da Tom Maior. Desde já, desejo toda a sorte do Mundo a ela!!!

O samba enredo segue a linha adotada pela agremiação desde o seu retorno ao Grupo Especial em 2005, porém, o considero inferior a obras como "Sabendo Usar... Não Vai Faltar" (2005), "Em Grandes Setões Veredas o Elo Perdido se Achou - Piauí, Terra do Sol me Encantou: Com Frank Aguiar, o Rei do Forró eu Vou" (2006) e "Uma Nova Angola se Abre Para o Mundo! Em Nome da Paz, Martinho da Vila Canta a Liberdade" (2009). A melodia pode ser considerada o ponto forte dessa obra que é altamente valorizada por mais uma magnífica interpretação do grande Renê Sobral. Assim como o samba da X-9 Paulistana, os refrões não empolgam, o que sériamente me preocupa pelo fato da Escola ser a última a desfilar no sábado (já manhã de domingo) de Carnaval. A primeira metade a obra é funcional, com versos muito bem escritos, como "Vem nessa amor... vermelho e amarelo/Sumaré chegou!", "Na proteção de um exercito celestial/Arcanjos da corte divina" e "A paz que eu sempre sonhei não pode acabar". Na sequência, o refrão mantém a característica do primeiro, mas este com um pouco mais de qualidade e empolgação. A segunda parte do samba tem a cara da Escola e é também o melhor momento da composição, onde a interpretação de Renê é mais valorizada. No final, uma bela citação ao seu eterno presidente, Marko Antônio da Silva é destaque. O trecho "Estrela, no céu a brilhar/O samba não te esquecerá/Linda trajetória, de sonhos e glórias/Um "Marko" em nossa história" é belíssimo. A comundiade do Sumaré sem dúvida alguma irá se emocionar e passar essa emoção ao público do sambódromo. Contra a Escola pesa apenas o fato de ser a última a desfilar. No geral, um samba apenas razoável.

Letra do Samba

Autores: André Nascimento, Bruno Tomageski, Carlos Dorea, Darlan Alves, Emerson Bernardes, Marquinhos Godin, Pedro Barnabé, Tom Queiroz e Vinícius Faria
Intérprete: Renê Sobral

Vem nessa amor... vermelho e amarelo
Sumaré chegou!
A nossa bateria hoje vai dar um show
É senssação, vai te levar
Na proteção de um exército celestial
Arcanjos da corte divina
Tocando o seu coração, mais amor violência não
A luta da natureza pra não sucumbir
Chega de ambição de poluir, isso não pode se concretizar
E a paz que eu sempre sonhei não pode acabar

É tempo de mudar, somos todos irmãos
E de mãos dadas vamos juntos nessa união
Fazer o bem, sem distinção, por onde for
Paz e amor

A esperança de um novo amanhecer
É a criança, abençoado ser
Se cuidarmod bem dará bom fruto
Cidadão de fé, fraterno e justo
De boa vontade, feito poucos
Que sempre lutaram pelos outros
Estrela, no céu a brilhar
O samba não tem esquecerá
Linda trajetória, de sonhos e glórias
Um "Marko" em nossa história

Vai clarear chegou a emoção
Vai levantar poeira do chão
Em Tom Maior vou conquistar seu coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário