segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Unidos da Tijuca



Enredo: "O Dia em que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida Para Coroar o Rei Luiz do Sertão"


Carnavalesco: Paulo Barros


Aquela que vem se tornando um verdadeiro "bicho papão" na década tem em 2012 um de seus maiores desafios em sua história recente: um enredo biográfico desenvolvido pelo sempre genial Paulo Barros, o mais badalado carnavalesco da atualidade. Comentam que a homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião" nasceu mais como uma resposta ao título controverso da Beija-Flor em 2011, em cima da própria Tijuca e tão contestado por Paulo. Fato é que mesmo como forma de protestar, a Azul e Amarelo tem em mãos um dos melhores enredos do ano. As possibilidades para se falar do homenageado e de sua terra natal são infinitas. A única preocupação se é que assim podemos dizer, fica por conta da linha de desenvolvimento adotada pelo carnavalesco. Uma coisa já sabemos: não será nada convencional, é claro. Esse desembarque da realeza em plena avenida ainda guarda muitas surpresas e gera grandes expectativas, mas não estranhe se alguns reis como Elvis, Michael Jackson e o próprio Roberto Carlos apareçam para coroar Luiz Gonzaga, o rei do sertão. Estou curioso!!!


E parece que a aparente mudança na linha de enredos escolhidos pela Escola e por seu carnavalesco fizeram bem ao que diz respeito a samba enredo. Após uma sucessão de sambas medianos e até mesmo fracos, a Unidos da Tijuca tem um bom samba. De melodia valente e letra descritiva a obra prima pela simplicidade, o que me agrada muito. Assim como no Salgueiro, o palavreado rebuscado e tradicional do nordeste brasileiro se faz presente durante todo o hino, o que dá um charme mais do que especial. Os refrões são muito bons e o grande sucesso "Asa Branca", principal "rit" do homenageado se faz presente logo na cabeça so samba. Algumas citações a cultura e as principais riquezas artesanais do nordeste brasileiro, como as rendas e as estátuas de barro aparecem durante a letra. Na segunda metade do samba é que as principais obras de Luiz Gonzaga são lembradas com mais fervor. "Saudades do Meu São João", "Respeita Véio Januário", Numa Serenata" e "Meu Pé de Serra" são algumas delas. Eu particularmente gosto muito desse samba e acredito em mais um grande desfile da Escola do Borel.


Letra do Samba


Autores: Vadinho, Josemar Manfredini, Jorge Callado e Silas Augusto

Intérprete: Bruno Ribas


Nessa viagem arretada

"Lua" clareia a inspiração

Vejo a realeza encantada

Com as belezas do sertão!

"Chuva, sol", meu olhar

Brilhou em terra distante

Ai que visão deslumbrante, se avexe, não!

Muié rendá é rendeira

E no tempero da feira

O barro, o mestre, a criação!


Mandacaru, a flor do cangaço...

Tem "xote, menina", nesse arrasta-pé

Oh! Meu parim, santo abençoado

É promessa, eu pago, me guia na fé


Em cada estação, a "triste partida"

Eu vi no caminho vida severina

À margem do Chico espantei o mal

Bordando o folclóre, raiz cultural...

Simbora que a noite já vem, "saudades do meu São João"

"respeita véio Januário, seus oito baixo tinhoso que só"

"Numa serenata" feliz vou cantar

No meu pé de serra festejo ao luar...

Tijuca a luz do arauto anuncia

Na carruagem da folia, hoje tem coroação!


A minha emoção vai te convidar

Canta, Tijuca, vem comemorar

"Inté Asa Branca" encontra o pavão

Pra coroar o "Rei do Sertão"

Nenhum comentário:

Postar um comentário