quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O retorno do Camisa



Ontem, em meio a vários tópicos na comunidade CARNAVAL DE SÃO PAULO, no orkut, me deparei com um vídeo do programa "Grito de Carnaval", da Justtv, de uma visita do apresentador Nil Fernandes ao barracão de uma das mais tradicionais Escolas de Samba da capital paulista, o Camisa Verde e Branco.


No vídeo, o carnavalesco Anselmo Britto (na foto ao lado do apresentador Nil Fernandes) ciceroneou a equipe do "Grito de Carnaval" pelo seu barracão e mostrou o quanto a Escola da Barra Funda está adiantada em seus preparativos para o Carnaval de 2012.


A comunidade está (e com motivos de sobra) empolgada com o que vê e já cravou: "O Camisa vem para brigar por uma vaga no desfile das campeãs".


Não duvido que o Camisa até consiga essa proeza, afinal, tem capacidade e competência para isso. Sua comunidade é fortíssima e como se não bastasse, a agremiação é 9 vezes campeã do Carnaval paulistano.


Porém, vejo que o tão elogiado e exaltado barracão da Escola não tem absolutamente nada de extraordinário. Ao contrário, é totalmente lugar comum. Cheio de soluções óbvias e alegorias que mesmo sendo inéditas, dão uma incrível senssação de dejavu.


Isso não quer dizer que as cosias estejam ruins, muito pelo contrário, achei as esculturas de muito bom gosto e bem realizadas, com acabamentos (as que já estavam prontas) requintados e com materiais caros. Vê-se que o dinheiro está sendo muito bem empregado no barracão.


O meu único senão quanto ao que vi até agora fica por conta do tecido utilizado no carro alegórico de Oxum. Achei muito "forçado".


Eu aposto na permanência do Camisa Verde e Branco no Grupo Especial, mas em uma posição muito mais modesta (entre a 10° e a 12° colocação). Mas só de alcançar este feito já está de bom tamanho. Afinal, nunca é de mais lembrar que em 2010, o mesmo Anselmo Britto apresentou um desfile maravilhoso pela Imperador do Ipiranga (também primeira Escola a desfilar na noite de sexta-feira) e uma grande e injusta sequência de notas baixas acabou por rebaixar a agremiação na penúltima colocação no geral.


Curiosamente, as alegorias também eram a aposta da Imperador naquele ano.


Mas Camisa Verde e Branco, é Camisa Verde e Branco, tem tradição e uma comunidade maravilhosa.


Tudo caminha mesmo para que em 2012, a Verde e Branco realize o seu maior desfile de todos os tempos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário