sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

São Clemente



Enredo: "Uma Aventura Musical na Sapucaí"


Carnavalesco: Fábio Ricardo


Este enredo é um daqueles que assim que anunciado você não dá nada, porém, após ler, reler e ler mais algumas vezes a sinopse, você acaba indo com a cara dele. Após ver a linha de desenvolvimento adotada pelo carnavalesco, você passa a simpatizar. E aí quando lançam os protótipos das fantasias não tem jeito, você se rende por inteiro. Foi o que aconteceu comigo e com o enredo da Escola de Botafogo para o Carnaval 2012. Sempre fui fã da linha critica/contestadora da São Clemente, por isso nunca achei que enredos mais sérios poderiam fazer sucesso na Amarelo e Preto. Mas como no Carnaval temos gratas e agradáveis surpresas, o carnavalesco Fábio Ricardo acertou a mão em cheio e sem perder o bom humor característico da Escola está dando a ela o requinte e a beleza que um desfile de Grupo Especial pede. Passou em pouco mais de três meses de virtual rebaixada e postulante a zebra. A minha torcida declarada é pela sua permanência na Elite.


A irreverência, principal marca da Escola em seu auge na década de 80 está escancarada para quem quiser ouvir em seu ótimo samba enredo. O refrão "Tem bububú no bobobó..." mostra que o espírito clementiano voltou com tudo para 2012. Mesmo não sendo uma obra-prima da história do Carnaval, o hino da São Clemente é correto e bastante descritivo, daqueles que você consegue identificar todas as passagens do enredo em seus versos. Tanto em letra quanto em melodia a obra prima pela simplicidade, o que dá ao samba uma característica toda especial. Lembremos sempre que simplicidade não quer dizer pobreza, muito pelo contrário. Em alguns momentos o samba ganha em lirismo e a sua melodia passa a ter variações muito gostosas, como podemos perceber no segundo refrão, quando as notas menores prevalecem. Outro ponto importante e que merece todo o destaque na faixa da Escola de Botafogo no CD é a participação mais do que perfeita do intérprete Igor Sorriso, uma jovem revelação que em pouqíssimo tempo passou de promessa para feliz realidade. Mostrou-se no desfile de 2011 um dos melhores do Grupo Especial. Acredito que com este samba, a São Clemente se reencontre com os seus melhores dias e nos brinde com um desfile inesquecível.


Letra do Samba


Autores: Ricardo Góes, Grey, Serginho Machado, Marcos Antunes, FM, Guguinha, Vania Soares e Flavinho Segal

Intérprete: Igor Sorriso


Prepare o seu coração

É pura emoçao

A sirene acabou de tocar (u-lá-lá)

A orquestra começou

E entoou o meu cantar

Um violino anuncia

Vem viajar na mágia

Do meu cabaré. com samba no pé

Vem exibir, pode aplaudir

Será que é sonho meu?

"Sucesso aqui vou eu"


Põe a máscara pra mim

Vem comigo, a hora é essa

Não sei viver sem você

És o artista, faz a nossa festa


De tudo aconteceu

Puxa! Aqui Paris é avenida

Hoje o malandro sou eu

Vi a tristeza feliz da vida

Dei um susto, o fantasma sumiu (buuu)

Sou irreverente

Se o samba empolgou, virou carnaval

Nossa aventura musical

Noviça dançou, ao som da canção

E conquistou meu coração...


Tem bububú no bobobó

Sem sassarico é o "ó"

Bumbum de fora, pernas pro ar

Bravo!!! A São Clemente vai passar

Nenhum comentário:

Postar um comentário