segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Beija-Flor de Nilópolis



Enredo: "São Luis - O Poema Encantado do Maranhão"


Carnavalescos: Fran Sérgio, Ubiratan Silva, Victor Santos e André Cezari


Campeã de 2011, a Baija-Flor de Nilópolis aposta mais uma vez na mística de São Luís, capital do Maranhão como o pano de fundo do seu enredo para o Carnaval de 2012. Vale à pena lembrar que em 2001 a Escola apresentou "Agotime", uma história que se passava na capital maranhense. E que em 2010 em São Paulo, a Acadêmicos do Tucuruvi desfilou os encantos dessa cidade em um belíssimo desfile. Portanto, o enredo é batido. Mas nada disso parece pesar, afinal, há uma série de possibilidades visuais para enriquecer o desfile da Escola da baixada. Resta saber também o quanto pesa a saída do carnavalesco Alexandre Louzada, responsável pela elaboração dos desfiles da Beija de 2007, 2008, 2009 e 2010 (em 2011, já brigado com o diretor de carnaval da agremiação, Louzada não participou ativamente da elaboração do enredo sobre Roberto Carlos). No entanto, aposto muito no trabalho do Fran Sérgio e do Victor Santos, agora no comando do projeto visual da Beija-Flor.


Diferente de 2011, quando critiquei muito o samba que a Escola levou para a Marquês de Sapucaí, em 2012 me rendo a beleza e a qualidade da obra da "Deusa da Passarela". Se redimiu com sobras! A composição que leva a assinatura de doze (isso mesmo, doze) compositores prima pela força da melodia, o que já é característica da agremiação. A letra é cheia de clichês e palavras rebuscadas, porém, a exuberância do conjunto abafa pequenas deficiências. Não o considero do mesmo nível por exemplo de Portela, Imperatriz, Salgueiro e Vila Isabel, porém, é inquestionável o fato de que pode garantir a nota 10 que a agremiação busca neste quesito. A introdução da faixa no álbum também é de arrepiar. A obra em sí conta com um refrão senssacional (segundo refrão) e que conseguiu encaixar perfeitamente em meio a seus versos a dificílima palavra "Abeokutá". Louvável. O primeiro refrão (cabeça) não tem a mesma qualidade, mas é correto e faz mensão ao poema "Canção do Exílio", com o verso "Onde canta o sabiá...". Resumindo: o samba é a cara da Beija-Flor. Com isso torna-se possibilíssima a idéia de um novo campeonato para a Escola da baixada (por mais que isso me incomode).


Letra do Samba


Autores: J. Velloso, Adílson China, Carlinhos Detran, Samir, Serginho Aguiar, Jr. Beija-Flor, Silvio Romai, Hugo Leal, Gilberto Oliveira, Ricardo Lucena, Thiago Alves e Rômulo

Intérprete: Neguinho da Beija-Flor


Tem mágia em cada palmeira que brota em seu cão

O homem nativo da terra

Resiste em bravura

A dor da invasão

Do mar vêm três coroas

irmão, seu olhar mareja

No balanço da maré

A maldade não tem fé sangrando os mares

Mensageiro da dor

Liberdade roubou dos meus lugares

Rompendo grilhões em busca da paz

Na força dos meus ancestrais


Na Casa Nagô a luz de Xangô, axé

Mina jejê, um ritual de fé

Chegou de Daomé, chegou de Abeokutá

Toda a mágia do vudun e do orixá


Ê, rainha, o bumba-meu-boi vem de lá

Euq uero ver o cazumbá sem a serpente acordar

Hoje a minha lágrima transborda todo mar

Fonte que a saudade não secou

Ó, Ana, assombração na carruagem

Os casarões são a imagem

Da história que o tempo guardou

No rádio o raggae do bom

Marrom é o tom da canção

Na terra da encantaria a arte do gênio João


Meu São Luis do Maranhão

Poema encantado de amor

Onde canta o sabiá

Hoje canta a Beija-Flor

Nenhum comentário:

Postar um comentário