quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Dragões da Real

Enredo: "Mãe, Ventre da Vida e Essência do Amor"

Carnavalesco: Eduardo Caetano

E lá vamos nós...

Estreando no Grupo Especial, a Dragões da Real apostou todas as suas fichas em um enredo que ao meu ver não tem nada a acrescentar ao Carnaval. Aí você me pergunta: Como isso? Você é orfão? Não meus amigos, como todo mundo tenho mãe e podem ter certeza de que a amo muito. O fato é que a exemplo do que falo no Rio de Janeiro a respeito do enredo da Grande Rio para 2012, tenho a nítida impressão de que o enredo da Dragões é simplesmente para gerar compaixão e comoção por parte do público e dos jurados. Afinal de contas, quem não se derrete por sua mãe? Só que eu não acho que isso seja suficiente. Vejo declarações do presidente da agremiação, Renato Remondini de que o Carnaval da Dragões será algo fora do comum, que certamente ficarão entre as 5 primeiras e tal. Ok, pode realmente acontecer, mas eu não imagino um trabalho tão senssacional por parte do carnavalesco Eduardo Caetano, pelo menos por tudo que ele já tenha feito até hoje. Me lembro apenas do Carnaval da Mancha Verde de 2005 (coicidentemente sua estréia na Elite) como um "baita" desfile assinado pelo Eduardo, no mais, nada muito relevante. Sei que vou comprar briga, mas acho inclusível que a Dragões subiu exatamente quando não merecia. Considero os desfiles da Escola de 2008, 2009 e 2010 muito superiores ao campeão de 2011. Mas aí é uma questão pessoal.

O samba enredo da agremiação foi apontado recentimente por leitores (leigos) do site SRZD Carnavalesco como o melhor entre as 14 obras do Grupo Especial de São Paulo. Menos, bem menos. De duas uma: ou os são paulinos se uniram para votar em peso, ou os cariocas estão mais uma vez hostilizando o Carnaval paulistano. Acho o samba comum, bem comum. Tem um bom refrão de cabeça e nada mais. O que valoriza e deixa esse samba muito mais audível é a interpretação magistral do sempre eficiente Daniel Collete, que fez muita falta ao Grupo Especial em 2011. A sua letra é correta, de fácil leitura e entendimento, o que favorece na hora da avaliação por parte dos jurados. O mais importante: está na ordem cronológica do desfile, o que eu gosto muito, pois quem está na arquibancada consegue entender a passagem da Escola de maneira muito mais simples. Agradecemos. O seu melhor momento se dá no trecho "O seu olhar me viu nascer, crescer, viver/E ser quem sou...". Outro ponto positivo ao meu ver está no fato dos versos serem curtos, o que facilita consideravelmente a vida dos componentes. A sua melodia é alegre e tenta provocar o primeiro sacode na noite de sábado, mas eu acho que assim como acontece com o Camisa na noite de sexta-feira, ainda falta um "Q" de popular. Não tenho dúvidas no entanto que a torcida do Dragões cantará a plenos pulmões. No geral, eu esperava muito mais dessa Escola em seu primeiro ano de Grupo Especial.

OBS: não sabia que em São Paulo um compositor poderia assinar mais de uma composição num mesmo grupo (Rigolon).

Letra do Samba

Autores: Dico, Eduardo Leão, Wagner Rodrigues, Rigolon e Rico
Intérprete: Daniel Collete

É ela, a Mãe "Natureza",
O Ventre da Vida
Sua Essência é o Amor!
Oh Mãe, sua luta é minha inspiração,
Venceu batalhas, me deu proteção
O seu olhar me viu nascer, crescer, viver
E ser quem sou,
Pois sua voz vai sempre me educar
Em suas mãos vou melhorar,
O tempo nunca vai nos separar

Felicidade e Alegria
Ao me ensinar a Oração
Cantamos juntos, naquele dia
Com muita fé e devoção!

Tem mãe levando a culpa
Com os erros do filho no jogo
A mãe de minha flor
"Por ela eu ponho a mão no Fogo"
Tu és a forma divina de expressão
Sentimento verdadeiro
Vai além da explicação
Guardei na memória, é tão bom recordar
Eu sua História eu vou me espelhar
Um sonho real, "Ser Especial"

Quem é que não te ama nessa passarela?
Que linda homenagem, Dragões!
Aplausos guerreira, brilhou sua estrela
Em nossos corações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário