segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Estação Primeira de Mangueira



Enredo: "Vem Festejar! Sou Cacique, Sou Mangueira!"


Carnavalesco: Cid Carvalho


Por mais que a Mangueira prestando uma justa homenagem ao Cacique de Ramos me cause profunda estranheza (seria mais aceitável se a Escola em questão fosse a Imperatriz Leopoldinense, nãoa cham?) não posso negar que se trata de um grande enredo. Só os bambas que surgiram e se criaram neste bloco já daria uns três desfiles. Assim, resumir tamanha história não será uma missão das mais simples para o carnavalesco Cid Carvalho. Uma coisa no entanto acredito que irá pesar muito no desfile da velha manga em 2012: a plástica cunfusa e por vezes "cafona" do seu carnavalesco, algo que não combina com a Verde e Rosa. Entretanto, parece que os jurados não levam o visual da Escola em conta nos últimos julgamentos, afinal, tanto em 2010, como em 2011 a Mangueira passou fraquinha e voltou para as campeãs. Vai entender!


Mais um bom samba da safra de 2012. Fico feliz em ler o nome dos compositores desta obra e me deparar com figuras vencedoras na Estação Primeira, como Junior Fionda, Lequinho e Igor Leal. As escolhas pessoais do presidente dessa agremiação por vezes exaltadas por sua apaoxonada comunidade nunca me convenceram, embora na avenida houvesse aquele vendaval de notas 10 (mais uma vez, vai entender!). Tanto em letra quanto em melodia não há muito o que ser dito do samba enredo da Escola. A composição é animada como o enredo pede e possui letra descritiva e simples, algo que há muito eu não via na Estação Primeira. Os refrões são verdadeiros "arrasta quarterão", aquele que não deixa ninguem parado. Ponto para os compositores! Tanto na primeira quanto na segunda parte do samba, vemos boas sacadas como por exemplo as citações a algumas obras de autores oriundos do Cacique e como o "Sim..." entoado nos primeiros versos da segunda parte. As variações de melodia nos trechos finais também são dignas de destaques. Agora... qual a necessidade de tanta gente para gravar uma única faixa no CD dos sambas de enredo??? Eu fico inconformado com isso, uma vez que na avenida estarão "apenas" os intérpretes da agremiação, aqueles que passam meses ensaiando e se apresentando por aí com a Escola. Esses sim devem ser louvados e exaltados naquilo que fica imortalizado após o Carnaval: o CD. Também não vejo a necessidade de quatro intérpretes oficiais, sendo que de todos, o único que EU consigo identificar como a vóz da Mangueira é o Luizito, substituto natural do mestre Jamelão. Falando no méstre dos intérpretes, aposto que se estivesse vivo, metade desse povo que foi colocado na Escola pelo seu presidente não passaria nem perto do Palácio do Samba. Mas enfim. Mesmo com todos esses poréns, o samba enredo da Estação Primeira de Mangueira para 2012 é bom, diria até superior ao de 2011, tão elogiado pelos mangueirenses. Caso Cid Carvalho deixe de lado seus excessos e trabalhe um bom degradê Verde e Rosa (faz tempo que ele não aparece em destaque, heim), a Manga entra na briga pelo título. Vamos esperar pra ver.


Letra do Samba


Autores: Junior Fionda, Lequinho, Igor Leal e Paulinho Carvalho

Intérpretes: Luizito, Zé Paulo Sierra, Ciganerey e Vadinho Freire

Participações: Beth Carvalho, Xande de Pilares, Dudu Nobre, Sombrinha e Jorge Aragão


Salve a tribo dos bambas!

Onde um simples verso se torna canção...

Salve o novo Palácio do Samba!

O "doce refúgio" pra inspiração

Debaixo da tamarineira

Oxóssi guerreiro me fez recordar

Um lugar... O meu berço um novo lar

Seguindo com os "pés no chão"

"Raiz" que se tornou religião

Da bohêmia, dos antigos carnavais

Não esquecerei jamais!


Firma o batuque, quero sambar... me leva!

A surdo um faz festa!

Esqueça a dor da vida...

Caciqueando na avenida


Sim...

Vi o bloco passando, o nobre rezando e o povo a cantar

Sim...

Era um nó na garganta ver o Bafo da Onça desfilar...

Chora, chegou a hora eu não vou ligar

Minha cultura é arte popular

Nasceu em fundo e quintal...

Sou imortal e vou dizer

Agonizar não é morrer

Mangueira fez o meu sonho acontecer...

O povo não perde o prazer de cantar

Por todo universo minha voz ecoou

Respeite quem pêde chegar

Onde a gente chegou!


Vem festejar na palma da mão

Eu sou o samba, "a voz do morro"!

Não dá pra conter tamanha emoção

Cacique e Mangueira num só coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário