quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

União da Ilha do Governador



Enredo: "De Londres ao Rio... Era uma vez... uma Ilha"

Carnavalesco: Alex de Souza


Uma das três agremiações afetadas pelo trágico incêndio ocorrido na Cidade do Samba em fevereiro deste ano, a União da Ilha deu show de superação em seu desfile em 2011, chegando inclusive a levar o Estandarte de Ouro de melhor Escola do Grupo Especial. Para 2012, muito se esperava em relação a agremiação insulana, porém, quando fora anunciado o enredo sobre os Jogos Olímpicos, muita gente torceu o nariz. No entanto, o que se vê no momento é que o excelente Alex de Souza vem dando uma guinada no tema e mais uma vez, apostando alto no visual da Escola. Com o carisma que a Ilha fatalmente sempre teve para com o público, esta combinação beleza/apelo popular, pode fazer da tricolor uma forte candidata a pelo menos retornar no desfile das campeãs.


O samba enredo da Escola também gerou polêmica, uma vez que a fusão de obras ocorrida na final, não agradou a grande maioria que apoiava a composição de Aloísio Villar (um dos utilizados na fusão). Como já vem acontecendo nos últimos anos, a obra insulana não é lá grande coisa, porém, me parece extremamente funcional, ou seja, daqueles que se transforma completamente na avenida. A cabeça do samba é animada, como manda a tradição da Ilha, exaltando a Escola e também o Rio de Janeiro, sede das Olimpiadas de 2016. Em sua primeira metada, a narração de parte da história britânica é contada de maneira correta e com algumas sacadas felizes, como o trecho onde cita a invasão romana ao Reino Unido e a devoção do seu povo para com São Jorge, o padroeiro da Inglaterra (e coincidentemente da União da Ilha). No refrão do meio é que mora o perigo. Eu não gosto dos dois primeiros versos, onde se diz "Vou botar molho inglês na feijoada/Misturar chá com cachaça...", acho de péssimo gosto. Já os dois últimos são extremamente positivos. Em sua "reta final", o samba alterna bons e maus momentos. Os quatro primeiros versos são ótimos, falam sobre a potência do pais na industria naval, os avanços ciêntificos (genética), as histórias e contos de fadas e sobre o cinema e as artes. Daí para a frente é que a obra desanda de vez.


Não sou do time que coloca o samba enredo da União da Ilha como um dos piores do ano, porém, acredito que poderia ser muito mais elaborado. Concordo no entanto, que a fusão foi desnecessária.


Letra do Samba


Autores: Allan das Candongas, Alberto Verjão, Aloísio Villar, Cadinho, Carlinhos Fuzil, Eduardo Conti, fabiano, Márcio André Filho, Marquinhos do Banjo e Roger Linhares

Intérprete: Ito Melodia


Uma história vou contar

Tem lendas, mitos e mágia

Era uma ilha... Onde um povo valente vivia

E um grande império conquistou

Virou cidade das realezas

O Reino Unido e seus heróis

"Peguem as armas", diz a vóz

De um santo guerreiro

Os bravos vão lutar, cruzar fronteiras

Com sua fé estampada na bandeira


Vou botar molho inglês na feijoada

Misturar chá com cachaça

Ser ou não ser, eis a questão

Tem choro e riso nesse palco da ilusão


Vão dominar o mar e grandes tesouros

Guiados pelos olhos da ciência

Lindos contos vão brotas...

A luz do cinema é a arte a brilhar

Olha, o bicho, paz e amor suingou

Batuquei meu samba com rock'n roll

Na minha terra tem o reino da folia

Futebol que contagia... É gol!

É a vitória um momento divinal

Acendo a chama pela paz universal


A minha Ilha é ouro é prata

Tem o bronze da mulata

Canta, meu Rio, em verso e prosa

Com a cidade ainda mais maravilhosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário