sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Acadêmicos do Grande Rio



Enredo: "Eu Acredito em Você! E Você?"


Carnavalesco: Cahê Rodrigues


A Acadêmicos do Grande Rio é mais uma agremiação que sofreu com o incêndio na Cidade do Samba em fevereiro de 2011. Reestruturada e disposta a "tirar o atraso", a tricolor de Duque de Caxias aposta na Superação como o tema central de seu enredo. Ao meu ver, a Escola que hoje, mesmo sem ter conquistado um único campeonato é uma das grandes potências do samba caiorca está tentando dar uma de coitadinha com a essa temática, em razão do ocorrido que destruiu aquele que era por muitos o seu maior Carnaval nesses seus quase 20 anos de Grupo Especial. Como eu já havia dito anteriormente em uma postagem acerca dos enredos das agremiações, acho que esse perfil não combina com toda a pompa da Grande Rio.


Não encorpo o coro da grande maioria que vê este samba como um dos piores do ano. Também não vou dizer que é uma maravilha, mas é melhor do que muita coisa que a Grande Rio já levou para a Sapucaí nos últimos anos. A obra casa perfeitamente com o estilo de puxar samba do grande intérprete Wantuir, o que por sí só já acaba qualificando a obra, uma vez que o cantor é um dos melhores da atualidade. Os seus refrões acabam destoando um pouco, já que o de cabeça é muito bom e o da "meiúca" do samba um tanto quanto de mau gosto. Aliás, em alguns momentos a obra parece inclusive se transformar em dois sambas diferentes, pois os versos curtos da primeira parte destoam totalmente de versos longos que surgem em um certo ponto de seus trechos finais. Na primeira metade da obra, vemos a clara mensão ao incêndio que a Escola sofreu este ano (mais uma prova de que está tentando se valer disso como fonte de emoção e até mesmo compaixão). A segunda metade é muito mais qualitativa e tem o seu auge na homenagem ao levantador de toadas do Boi Caprichoso, David Assayag, conhecido como "a voz da floresta" e que enfrenta as limitações (David é cego desde os 11 anos de idade) e encanta a todo o Brasil com seu talento e garra. No geral, é um samba apenas razoavel, mas para o tipo do enredo está mais do que de bom tamanho. Na época das eliminatórias esperava por coisa bem pior.


Letra do Samba


Autores: Edispuma, Licinho Jr. Marcelinho Santos, Foca e Melo

Intérprete: Wantuir


A luz que vem do céu

Brilhou no meu olhar

Trazendo a esperança

Que os anjos vem anunciar

Lutar sem desistir

Das cinzas renascer

Eu encontrei na fé

A força pra vencer

A felicidade mandou avisar

É preciso superar


Derrubar o "Gigante", eu vou

É lição de coragem e amor

Eu sou "guerreiro do bem", vou caminhar

A minha história vai te emocionar


A arte de viver...

É aprender no dia a dia

Usando a imaginação

Ao som da melodia

Posso enxergar...

Sei que meu coração vai me guiar

Eu sigo em frente sem desanimar

Em Parintins um grande "festival"

Acreditar que pra sonhar não há limitações

A "roda gira" e traz a solução

Me dê a sua mão por liberdade

Sou brasileiro e mandei a tristeza embora

Eu "tô" sentindo que chegou a nossa hora


Quem me viu chorar... vai me ver sorrir

Eu acredito em você... pro desafio

E abro o meu coração, cantando a minha emoção

Superação é o carnaval da Grande Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário