quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Quanto custa fazer Carnaval?

Hoje de manhã, precisei ir até a famosa 25 de Março em busca de alguns materiais que sempre costumei comprar nesta época do ano, voltados para o acabamento de alegorias e fantasias.

Até aí, tudo bem, nada fora do comum, mas ao chegar em uma das mais tradicionais lojas de artigos carnavalescos do eixo Rio-São Paulo, pude fazer uma constatação nada agradável aos bolsos de quem faz Carnaval: a alta nos preços desses artigos.

Geralmente, as grandes Escolas de Samba têm seus almoxarifados recheados com plumas, tecidos e pedrarias, desde a metade do ano, mas sempre há a necessidade de alguma compra de última hora. E é exatamente nesse momento que as agremiações e seus compradores sentem no bolso a valorização desses produtos nesta reta final para quem prepara o espetáculo. Um bom exemplo para ilustrar essa super-valorização, é a minha compra de hoje. Na mesma época do ano passado, nessa mesma loja, comprei pedras diversas, aviamentos e alguns tecidos, por R$ 200,00. Práticamente a mesma compra, um ano depois, não saiu por menos de R$ 325,00. E olha que eu nem cheguei perto de plumas, heim! Os artigos mais procurados do Mundo Carnavalesco, sofrem uma inflação de quase 100% nos dias que antecedem o Desfile das Escolas de Samba.

Essa é uma cruel, porém clara realidade. Estabelecimentos como Palácio das Plumas, Armarinho's Serafin, Colore Pedrarias e Aviamentos, entre outras, têm a sua maior fonte de renda nesta época do ano e as Escolas de Samba, como suas principais clientes.

Me lembro que no Carnaval de 2009, que fora intitulado como o "Carnaval da Crise", devido a crise finânceira internacional que assolava o Brasil e o Mundo na época, muitas agremiações se viram forçadas a abandonar grande parte dos materiais que haviam comprado na China, no Porto de Santos, já que com a alta do dollar, as mercadorias praticamente dobraram de preço já a caminho do Ocidente. Naquele Carnaval, os carnavalescos tiveram de fazer um grande exercício de criatividade na elaboração e desenvolvimento dos desfiles, se valendo de materiais baratos e de grande efeito, como garrafas plásticas, galões, fitas metalóide, etc.

Não estou dizendo que o caminho de 2011 será esse, mas que certamente algumas Escolas irão exercitar a criatividade mais uma vez, isso é claro.

É algo interessante, mas vale à pena salientar: os carnavalescos sempre sonham em trabalhar em uma grande agremiação, com uma condição finânceira privilegiada, onde ele possa esbanjar no luxo, utilizando muitas plumas, veludo, bordados, e tudo aquilo que é indispensável para o Carnaval. Mas enquanto este artista está as voltas com Escolas ditas "menores" e às vezes até taxadas de "pobres", ele consegue tirar "leite de pedra", conseguindo com um orçamento muito, mas muito mais curto, confeccionar um desfile de grande plásticidade e com um ótimo apelo visual.

A grande sacada do carnavalesco, é saber transformar o que tem em mãos em beleza visual. Não importa se o que temos, são retalhos, plástico, metais e sucata. O brilho do Carnaval está em saber transformar o lixo em luxo.

É obvio que trabalhar com dinheiro é muito mais tranqüilo. Mas você poder utilizar da "arte da transformação", e ver algo até então frio e sem vida, transformar-se em peças cheias de brilho, luz e cor, certamente lhe dará um prazer ainda maior!

Afinal, é Carnaval!

Um comentário:

  1. Oi viu gostaria de saber aonde eu compro plumas para colocar em um vestido de festa .....

    ResponderExcluir