sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

"Solta o bicho", Peruche!!!

Sim, meus amigos, a invasão dos cariocas no Carnaval Paulistano ganou ainda mais força esta semana com a bombástica notícia de que o intérprete Tinga, da Unidos de Vila Isabel, é o novo reforço no carro de som da Unidos do Peruche.

Para a Escola que tem a ingrata missão de abrir a primeira noite de desfiles do Grupo Especial, na sexta-feira, dia 4 de merço, isso pode ser um atrativo a mais no que diz respeito a sua imagem. É inegável que um reforço do calibre do Tinga, chama muita atenção, e isso para a Peruche pode ser algo interessante. Acredito inclusive ser esta a intenção do presidente da agremiação, Sr. Rodolpho Pricolli Filho, ao buscar o "garoto" no Rio de Janeiro. Mas será que essa contratação é de todo positiva???

Vamos analisar friamente todos os lados dessa história.

Bem, a princípio, foi anunciado que Tinga passa a frequêntar os ensaios da Unidos do Peruche, à partir dessa sexta-feira, 14 de Janeiro, e assim o fará até o Carnaval. Reparem bem, ensaiará apenas às sextas. Pois bem, a Escola ensaia também às quartas e domingo.

Toninho Penteado, Bernadete e companhia vêm fazendo um excepcional trabalho à frente do carro de som da agremiação. Ambos esperaram o seu momento após anos na "sombra" de intérpretes como Nilson Valentim, Eliana de Lima e Leandro Alegria, e bem no momento em que ganham a chance de suas vidas, a diretoria opta por "reforçar" o time com um intérprete do primeiro time do carnaval carioca.

Só esses fatores poderiam desencadiar um problema de relacionamento entre toda a equipe de canto facilmente.

Não estou dizendo que é isso o que vai acontecer, mas não há como negar que existem grandes chances de tal fato ser mais que possível. Uma vez que é normal o sentimento de desvalorização por parte de que quem vive o lado do atual time de intérpretes.

Já vivi algo semelhante no desenvolvimento de um Carnaval e afirmo que é uma situação pra lá de desagradável.

O que venho questionar aqui, é sobre a necessidade de algo assim acontecer nos dias de hoje no já consagrado e auto-suficiente Carnaval de São Paulo. Essa é uma pratica mais do que comum entre Escolas de Samba do interior, onde intérpretes do carnaval paulistano ou até mesmo carioca são contratados a peso de ouro só para gravarem uma faicha no CD dos sambas enredo dessas cidades. Sempre condenei essa prática. Sou criado no Carnaval de Bragança Paulista, onde atuei por vários anos e presenciei essa prática em muitas Escolas. Considero isso uma falta de respeito para com os profissionais que se dedicam a uma agremiação durante anos e que de uma hora pra outra, sem a menor explicação são preteridos por nomes consagrados e que não acrescentam em nada para essas Escolas.

Reafirmo, não estou dizendo que essa é a situação da Unidos do Peruche, mas é de fato algo desagradável.

Mas se por outro lado, Tinga chegar, criar uma rápida identificação com os componentes, se entrosar com a bateria e a ala musical e ainda agregar o time de intérpretes coma consciência de que Toninho Penteado é a vóz oficial da Unidos do Peruche, não tenho dúvidas de que a simpática Escola de Samba do "Seu Carlão", fez um excelente negócio.

Agora é esperar pra ver e ouvir!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário