terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Pesquisa é fundamental!!!

Hoje pela manhã, visitei o meu amigo Fábio Borges (foto), carnavalesco da Unidos de Vila Maria em seu super barracão.

Mais do que um bate papo com o companheiro de profissão, estava curioso para conferir o que muitos que passavam pelo barracão da Escola comentavam: o excepcional trabalho realizado nas alegorias da Vila.

É claro que não vou contar o que vi, até porque não conto o que está sendo preparado no meu barracão, mas garanto uma coisa, nunca vi a Unidos de Vila Maria com carros alegóricos neste porte. Uma minúcia no acabamento que chega a doer os olhos. Esculturas muitíssimo bem realizadas pela equipe de Parintins e a marca da Escola nos últimos carnavais, o gigantismo!!!

Ta vendo só, o Fábio até falou depois do Carnaval de 2010 que iria diminuir as alegorias da Vila Maria e eu cheguei a afirmar em um post mais antigo que não acreditava nisso. Acertei!!!

Mas o que me chamou atenção andando pelo enorme barracão da agremiação do Jardim Japão, não foi as alegorias, esculturas, acabamento, nem nada. Foi a riquíssima coleção de livros de arte que o Fábio tem em mãos para auxilia-lo na elaboração e construção desse desfile sobre o Teatro Amazonas.

Eu sempre fui apaixonado pela elaboração dos enredos, a fase onde mais nos valemos de livros para o amadurecimento e a concretização das idéias do tema que irão à partir daí, transformar-se no enredo. Possuo uma considerável coleção de livros de arte e história em minha casa, mas não vou mentir, fiquei morrendo de inveja dos livros que ví no escritório do Fabinho.

Havia um em especial que me deixou fascinado, era um fasciculo especial sobre a história do Teatro de Manaus. Todo ilustrado com fotos e ilustrações que mostram o requinte do lugar. Simplesmente maravilhoso!!!

Outros livros também merecem destaque, como uma coleção trazida pelo carnavalesco da França, onde estudou pintura de 1982 à 1985. Mas na minha modesta, porém sinssera opinião, nada se compara com o livro anteriormente citado.

Fato é que esse instrumento tão importante na vida das pessoas, é também o maior aliado de um artista do Carnaval. É dele que surgem as idéias para escrever o enredo e também as primeiras imagens do desfile. É claro que hoje em dia, com o auxílio da internet, muitos preferem a comodidade a procura por um bom livro, mas esse é um artifício que dispenso com todo o prazer. É óbvio que não pode-se dispensar totalmente a internet, mas os livros continuam sendo a minha fonte preferida de inspiração.

Saí do barracão da Unidos de Vila Maria feliz com o que ví. Digo isso tanto do ponto de vista estético da Escola (acredito que este ano vão parar de acusar o Fábio de não dar atenção ao acabamento das alegorias), quanto das fontes que serviram de inspiração para construir o belíssimo carnaval que a agremiação irá levar para o Anhembí, no próximo dia 5 de Fevereiro!!!

Faltam 44 dias para o Carnaval!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário