sábado, 12 de janeiro de 2013

Dragões promete desfile luxuoso ao contar história de seu símbolo


Em seu segundo ano consecutivo no Grupo Especial do carnaval de São Paulo, a Dragões da Real levará para o Anhembi os muitos significados de seu próprio símbolo, o dragão. A escola será a sexta a passar pela avenida na primeira noite de desfiles, e espera agradar público e jurados com o enredo "Dragão, guardião real mostra seu poder e soberania na corte do carnaval”.

“O tema do samba foi escolhido para mexer com o brio das pessoas. Já falamos de crianças, de felicidade, sobre mães, e dessa vez queríamos abordar um tema jovem, que envolve paixão”, diz o presidente da escola, Renato Rodrigues.

Satisfeita com o resultado em 2012, quando a escola ficou em sétimo lugar, a Dragões está otimista para este ano. “Acho que acertamos em tudo. O samba é lindo, está na boca da comunidade, e o enredo é o dragão, que é o símbolo da própria força, da garra que vamos levar ao Sambódromo”, diz.

A escola terá 3,2 mil componentes, divididos em 26 alas e cinco setores. As criações são do carnavalesco André Cezari, que também comanda o carnaval da Beija-Flor, no Rio de Janeiro. Rubens e Lyssandra serão o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira. Já o samba deste ano será interpretado por Daniel Collete.

Da mitologia ao carnaval


A Dragões começa seu desfile tratando do dragão na história da mitologia. O animal aparece como símbolo do exército greco-romano que a escola trará representado pela bateria e seus 220 ritmistas. À frente dos "generais romanos", a escola traz mestre Carlinhos e a rainha Simone Sampaio.

Antes disso, na comissão de frente da Dragões, a escola já promete surpresas, inclusive com interação com o público. No abre-alas, o grande símbolo da escola e do enredo virá ao lado de 120 figurantes e "muito teatro", segundo o presidente.

Nos demais setores da escola, o dragão aparece retratado na literatura e na ficção - em filmes como Harry Potter e Senhor dos Anéis e em um tradicional desenho infantil, que Rodrigues se nega a revelar, mas que terá um carro alegórico exclusivo.

O culto ao dragão em povos orientais e o Ano Novo chinês, com o ano do dragão, também aparecem com destaque no desfile da escola. Por fim, um grande dragão no carnaval irá demonstrar a presença da própria escola na folia.

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dragões da Real foi fundado em março de 2000 e chegou em 2006 ao Grupo de Acesso do carnaval paulista. A escola subiu para o Grupo Especial em 2011, fez sua estreia na categoria no ano passado e disputa agora o título entre as agremiações da elite pelo segundo ano consecutivo.


Fonte: g1.globo.com/carnaval/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário