A fase de elaboração de um desfile é sem dúvida alguma a preferida de todo carnavalesco. São dias e dias de pesquisa, esboços, traço definitivo, arte-finalização, pintura e edição de imagens. À partir daí um Carnaval ganha formas.
Hoje em dia muitos carnavalescos se valem do artificio de equipes de criação cada vez maiores e com mais artistas para realizar o projeto de carnaval. Eu particularmente não gosto disso, pois vem acabando com a unidade de estilo e formas em um desfile, afinal, existem equipes com tantos desenhistas que a Escola de Samba vira uma verdadeira colcha de retalhos na avenida, já que cada setor fica a cargo de um artista diferente. E por mais que a idéia principal parta da cabeça do carnavalesco, a fantasia ou a alegoria ganha "vida" nos traços dos desenhistas e aí reside o estilo de cada um.
Alguns carnavalescos ainda resistem a essa tendência, mesmo que já se vejam obrigados a inserir pelo menos algumas peças em suas equipes. Eu mesmo hoje rabalho com um auxiliar que entra em cena quando o tempo começa a jogar contra. Mas ainda assim gosto de desenhar o projeto todo, deixando a ele apenas ocasionais retoques.
Um desses artistas que ainda desfila seu talento em meio a folhas e mais folhas em um escritório no barracão é o amazonense Zilkson Reis, hoje na Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, de Manaus.
Zilkson que já foi responsável pelos carnavais da Mocidade Alegre (2005 a 2008) e da Gaviões da Fiel (2009 a 2011), sempre foi uma referência entre os desenhistas, projetistas e figurinistas das Escolas de Samba de São Paulo por ter um dos mais belos traços entre os artistas da folia.
Trabalhando no Festival de Parintins-AM, Zilkson aprimorou seu talento e hoje é respeitado como artista de alegorias no festival e como carnavalesco.
À baixo seguem alguns desenhos de Zilkson para a Gaviões da Fiel no Carnaval de 2009, onde a agremiação conquistou a 4° colocação no Grupo Especial com o enredo "O Sonho Comanda a Vida, Quando o Homem Sonha o Mundo Avança. A Fantástica Velocidade da Roda Para a Evolução Humana - É Pura Adrenalina".
Nenhum comentário:
Postar um comentário