Os foliões acostumados a curtir o tradicional carnaval de marchinhas em São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, terão a folia embalada também em 2013 por ritmos como funk, pagode e música eletrônica. Entre os destaques da festa, divulgados por uma das empresas patrocinadoras, estão o DJ francês Bob Sinclar (foto), Jorge Ben Jor, Bonde do Tigrão, Buchecha e Turma do Pagode. O anúncio gerou polêmica entre os usuários de redes sociais no Vale no Paraíba.
A 'Casa Skol', organizada pela Skol Folia da Ambev, é uma 'área vip', que será instalada na cidade durante o carnaval. O acesso dos foliões será controlado por abadás. O ingresso ainda não está sendo comercializado e o local da instalação da estrutura do evento ainda não foi definido pela prefeitura de São Luiz do Paraitinga.
A Secretaria de Turismo nega que tenha sido oficialmente avisada da programação divulgada pela Skol e diz que mantém a intenção de não descaracterizar o carnaval local.
"Não recebemos a confirmação da programação da Skol. Além disso, temos uma comissão de carnaval aqui na cidade, se avaliarmos que a programação será nociva à tradição local, temos o poder de veto.", disse o secretário de Turismo, Eduardo Coelho. A programação, com 14 blocos e 5 bandas que serão distribuídos em 30 horas de folia está confirmada pela prefeitura.
Na última semana, quando o secretário adiantou a instalação de ao menos dois camarotes vips na cidade, ele explicou que os patrocínios seriam necessários ao carnaval deste ano para garantir o custeio da festa. Cerca de 50% dos gastos serão bancados pelas empresas e em troca, elas vão instalar camarotes. Após a transição de governo a prefeitura alega que não estaria em condições de bancar o evento.
Redes Sociais
Nas redes sociais, usuários do Vale do Paraíba se mobilizam desde a última segunda-feira (14) para protestar contra a programação e questionar a medida adotada pela Prefeitura para viabilizar o carnaval deste ano.
A expectativa é que a cidade receba neste ano 180 mil turistas, volume 20% superior ao registrado no ano passado .A alta deve ser impulsionada principalmente pelo cancelamento de carnavais importantes do Vale do Paraíba, como Guaratinguetá e São José dos Campos.
Um dos foliões que se manifestaram na internet foi o produtor de vídeos André Pires, que freqüenta a folia na cidade há quase 15 anos. Para ele há um risco iminente de descaracterização do carnaval na cidade. "Mesmo se tratando de um evento particular, vai atrair mídia. Pode ser coisa pouca pro momento, mas talvez o início de uma completa descaracterização da festa", afirmou.
Ele disse ainda que já viu nestes anos muitas alterações na folia, mas que a essência - de tocar apenas marchinhas - sempre foi mantida.
Outro lado
De acordo com a assessoria de imprensa da Skol, a empresa viabilizará o carnaval de São Luiz do Paraitinga neste ano por meio de patrocínio. Sobre a polêmica programação, a empresa destacou que não está alterando a característica de carnaval de marchinhas da cidade, que será mantida, mas sim, agregando uma nova opção aos foliões que queiram ouvir outros ritmos durante o carnaval.
Fonte: g1.globo.com/carnaval/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário