quarta-feira, 27 de julho de 2011

Um olha sobre o que veremos na Sapucaí em 2012

Bom meus caros amigos, assim como no ano passado nessa mesma época, farei alguns comentários sobre o que as Escolas de Samba do Grupos Especial estão preparando para encantar o público nos desfiles de 2012 na renovada Marquês de Sapucaí!!!



Seguindo a ordem dos desfiles:


Renascer de Jacarepaguá: "Romero Britto, o Artista da Alegria dá o Tom Na Folia"



Estreando na Elite do samba carioca, a agremiação de Jacarepaguá irá colorir o sambódromo com um enredo que presta homenagem ao artista plástico Romero Britto. Britto é um pintor que fez a sua carreira nos Estados Unidos, onde vive e trabalha ativamente a mais de uma década. O tema é alegre e permite grandes vôos por parte do carnavalesco Edson Pereira. Resta saber se o carnavalesco rebaixado com a Unidos do Viradouro em 2010 será capaz de surpreender e superar as gigantes do samba com uma Escola que ainda não é bem vista por boa parte do público sambista.


Portela: "...E o Povo na Rua Cantando é Feito uma Reza, um Ritual..."


Buscando voltar ao caminho do sucesso a Azul e branco de Madureira aposta na Bahia e na guerreira Clara Nunes para sonhar com dias melhores. O enredo é sem dúvida nenhuma o mais bem escrito entre as 13 Escolas do Especial e conta com o desenvolvimento de um dos meus carnavalescos preferidos, Paulo Menezes. A Portela quando mergulhae m suas raizes sempre nos proporciona grandes espetáculos, haja visto o que foi em 1984, 1991, 1992 e 1995. É um dos enredos que mais me empolgaram até agora. E diferente do que muitos dizem, acho a posição em que a Escola irá desfilar um trunfo a seu favor. Se passar bem, a comparação será "apenas" com a Renascer. E aí já viu...


Imperatriz leopoldinense: "Jorge, Amado Jorge"


Outra cacetada do desfile de 2012. A Verde e Branco de Ramos contrariou a sua furiosa torcida e manteve o carnavalesco Max Lopes após o controverso desfile de 2011 e apostou todas as suas fichas em um enredo que tem tudo a ver com o "Mago das Cores". A vida e a obra de Jorge Amado certamente irão render um grande desfile para a Imperatriz, o que na minha opinião não acontece desde 2004. Se passar bem, briga fácil por título, pois enredo bom e uma competente ala de compositores dispostos a brindar-nos com mais um grande samba a Escola tem. O resto é mesmo na Sapucaí.

Mocidade Indepednente de Padre Míguel: "Por Tí, Portinari, Rompendo a Tela, a Realidade"


É o terceiro grande enredo a passar na primeira noite dos desfiles de 2012 na Sapucaí. Após alguns anos com enredos confusos e claramente patrocinados, a Mocidade se reencontra com a sua história e brinda a Nação Verde e branca (da qual eu orgulhosamente faço parte) com um "big" enredo. Um dos melhores do ano sem a menor dúvida. O carnavalesco Alexandre Louzada ganhou carta branca do rpesidente Paulo Vianna e pode trabalhar com o enredo que é de sua autoria e o qual ele aposta muito. Isso tudo já é garantia de um grande espetáculo. Aliando a qualidade de Louzada com as ótimas aquisições da Mocidade e o sempre fantástico chão de Padre Míguel, pode fazer com que a Estrela Guie volte a brilhar no lugar mais alto do pódium.

Unidos do Porto da Pedra: Indefinido


Incrível, já estamos entrando em agosto e o Tigre ainda não anunciou o seu enredo. Se com tempo o Szaniecki tem encontrado dificuldades para terminar os seus carnavais, imagine assim, quase que em cima da hora??? Abram o olho!!!


Beija-Flor: "São Luís - O Poema Encantado do Maranhão"


E lá vai a Beija-Flor mais uma vez fazer os seus adorados enredos CEP. Depois de Amazônas, Rio Grande do Sul, Poços de Caldas, Macapá e Brasília, é a vez de São Luís do Maranhão ser retratada em um desfile da Azul e Branco. Aliás, São luís foi enredo da Acadêmicos do Tucuruvi, no carnaval paulistano em 2010. Sem Louzada em sua comissão de carnaval, fica a dúvida se Fran Sérgio e Victor Santos irão conseguir manter o padrão da atual campeã. O enredo é bom, mas um tantoq uanto batido. Vamos ver se a trupe de Laíla consegue dar nova roupagem a ele.


Unidos de Vila Isabel: "Você Sembo Lá... Que Eu Sambo Cá - O Canto Livre de Angola"


O mesmo dito a Beija-Flor serve para a Vila em 2012. Angola foi recentemente enredo em São Paulo, foi em 2009 na Tom Maior em uma homenagem conjunta a Martinho da Vila (o que também deve acontecer na Escola de Noël). Angola tem uma história rica e uma ligação com o Brasil muito forte. Isso pode ser um trunfo na mão da veterana e magistral Rosa Magalhães, mas o fato do tema ser batido pode acabar tornando o desfile chato. Torço muito, mas muito mesmo apra que a Vila possa arrebentar com esse tema, pois tenho muito carinho pela Escola e muitos amigos que são apaixonados pela Azul e branco. Espero sambar cá após o desfile!!!


São Clemente: "Uma Aventura Músical na Sapucaí"


Completando 50 anos em 2012, a agremiação de Botafogo vem para o seu segundo desfile consecutivo no Grupo Especial e novamente sob a batuta do carnavalesco Fábio Ricardo. O enredo para celebrar o Jubileu de Ouro da agremiação irá aludir aos grandes músicais da história do teatro e do cinema. Um boa idéia, mas que ao meu ver não irá impedir o retorno da Escola ao Grupo de Acesso. Uma pena, pois a São Clemente é uma das agremiações mais impáticas do Carnaval carioca e vem dando pinta de que está cada vez mais madura e profissional. Uma pena que a má qualidade dos seus enredos não acompanhem esse crecimento.


União da Ilha do Governador: "De Londres ao Rio: Era Uma Vez... Uma Ilha..."


Após brilhar com o maravilhoso enredo sobre Charles Darwin em 2011, a Ilha tenta se superar com um enredo que me causa arrepios. Infelizmente não é um arrepio dos melhores. O carnavalesco Alex de Souza optou por falar em 2012 sobre os Jogos Olímpicos. Não bastasse esse tema batido e chato pra caramba, ele vai contar uma odissei de Londres (palco das Olimpíadas de 2012) até chegar ao Rio de Janeiro (palco dos jogos em 2016). Não gostei nem um pouco. Em 1997, a Mangueira fez uma campanha em plena avenida pelos jogos de 2004 (realizados na Grécia) e não foi feliz (embora a colocação tenha sido satisfatória) e em 2007 a Portela cantou os Jogos Pan-Americanos do Rio (nem preciso comentar, né). Vamos ver o que a Ilha e seu excelente carnavalesco irão nos trazer no Carnaval de 2012. Estou na torcida por outro grande desfile embora não acredite no tema.


Acadêmicos do Salgueiro: "Cordel Branco e Encarnado"


Pra mim, o melhor enredo de 2012 disparado!!! Reanto Lage e Márcia Lage poderão nos proporcionar um desfile épico aludindo a literatura de cordel. O Salgueiro, após perder um dos títulos mais fáceis dos últimos anos após os seus problemas com as alegorias em 2011, vem mordido como em 2008, após o absurdo ocorrido com "Candaces". O tema proporciona grande extrapolações por parte dos carnavalescos e sem duvida nenhuma, uma estética maravilhosa, como o méstre Lage sabe fazer como ninguem. É o desfile mais aguardado de 2012, mais até do que o da minha Mocidade!!!


Estação Primeira de Mangueira: "Vou Vestejar! Sou cacique, Sou Mangueira"


É pra rir ou pra chorar??? Me desculpe a Nação mangueirense, mas aguentar mais uma pérola do Sr. Ivo Meirelles é muito pra cabeça. Não sei porque a torcida da Verde e Rosa tanto adora esse cara. Um enredo que cairia como uma luva para a Imperatriz Leopoldinense e que será desenvolvido pelo mais cafona dos carnavalescos em atividade no Grupo Especial. Precisa falar mais alguma coisa??? O enredo, mais uma vez escrito por Sérgio Cabral e com valorosa participação de Beth Carvalho deve garantir as notas máximas, mesmo que isso não me agrade. Resta saber se o desenvolvimento plástico será dos melhores. Eu acredito (conhecendo bem o Cid Carvalho) que não. Vamos aguardar.


Unidos da Tijuca: "O Dia em Que Toda a Nobreza Desembarcou na Avenida Para Coroar o Rei Luiz do Sertão"


Essa eu pago pra ver!!! Paulo Barros, o mais criativo dos carnavalescos tem uma missão complicada em 2012. Após dois desfiles abstratos (e diga-se de passagem, maravilhosos), o artista tem um enredo biográfico para provar de vez a todos que é capaz de dar espetáculo tanto com "Broadway", quanto com o que temos de mais simples no Brasil, o Sertão Nordestino. É outro ótimo enredo, mas que devemos esperar o seu desenvolvimento plástico para avaliar melhor. Afinal, não será nenhuma surpresa se Paulo Barros colocar Michael Jackson e Amy Winehouse para visitarem Luiz Gonzaga em Exú...rs


Acadêmicos do Grande Rio: "Eu Acredito em Você! E Você?"


Na minha opinião o pior enredo do ano. A Grande Rio não combina com esse complexo de coitadinha que está querendo pagar em 2012. Portela e União da Ilha também sofreram com incêndio e aí??? Pois bem, o enredo que entre outras coisas vai homenagear pessoas que de alguma forma tiveram de se superar e reaprender a ver a vida, me parece uma clara idéia de amolecer os jurados. Parece até que o levantador de toadas, David Assayag será um dos homenageados do enredo. Espero que o desenvolvimento supere a primeira idéia que se faz desse tema, pois caso as minhas previsões se confirmem, será um chororô na Sapucaí que é capaz até de inundar o sambódromo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário