domingo, 31 de julho de 2011

Severo Luzardo: talento e competência rumo ao sonho Especial

Quem acompanha os desfiles dos grupos de acesso do Carnaval carioca, já a algum tempo vem observando o talento do carnavalesco Severo Luzardo Filho (foto).

Com passagens por diversas Escolas, provou ainda na Intendente Magalhães que era dono de um bom gosto indiscutivel e que a competência demonstrada no desenvolvimento de carnavais em agremiações de baixo poderio finânceiro, o levariam a alçar vôos cada vez mais alto na disputada vitrine do Carnaval brasileiro.

No entanto, antes de brilhar no Rio de Janeiro, Luzardo foi campeão várias vezes como carnavalesco no Sul do país. A experiência como cenógrafo e figurinista no teatro e na televisão, foram fundamentais na hora de escolher tentar a sorte em um grande centro.

Não por menos, chegou em 2010 a Império da Tijuca, uma das forças no Grupo de Acesso. Desenvolvendo o enredo "O Mundo em Carnaval - Um Olhar Sobre a Cultura dos Povos", Severo Luzardo viajou pelo Mundo em Carnaval e mostrou a beleza das mais diversas manifestações folclóricas e populares que tem a mesma representação em seus países que o nosso Carnaval.

Apresentou simplesmente um dos melhores visuais do Grupo de Acesso nos últimos anos. As fantasias eram leves e bastante descritivas e as alegorias possuiam um acabamento primoroso, superando muitas agremiações do Especial neste quesito.

O resultado foi talvés o mais contestado entre todos desse Grupo. Uma 7° colocação inexplicável e que não condiz com o belíssimo espetáculo apresentado pela Verde e Branco do Morro da Formiga.

Entretanto, a diretoria da Escola em uma demonstração claríssima de competência e acreditando em um projeto que tem tudo para dar frutos o mais breve possível, manteve o seu carnavalesco e apostou as suas fichas em um enredo que dá margem a outra grande viagem de Severo, dessa vez, pelo subconsciente humano. O enredo "Utopias - Viagem aos Confins da Imaginação" fala do imaginário do homem e os seus mais delirantes sonhos. Uma temática arrojada e que se bem desenvolvida (coisa que acredito muito que aconteça), tende a nos proporcionar um momento ímpar no desfile do Grupo de Acesso em 2012.

É por essas e outras, que Severo Luzardo Filho, hoje é considerado um dos mais talentosos e promissores carnavalesco dessa nova geração. E recebe essa pequena, porém sincera homenagem de um colega de profissão e admirador do seu trabalho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário