sexta-feira, 29 de julho de 2011

Briga de cachorro grande na Intendente Magalhães

No domingo, dia 19 de fevereiro de 2012, desfilarão as Escolas de Samba do Grupo C do Carnaval carioca na Estrada Intendente Magalhães.

O local é palco dos desfiles da Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (AESCRJ) e apresenta durante três noites aproximadamente 40 desfiles.

O curioso nessa história é que no Grupo C, desfilam agremiações que já tiveram os seus momentos de glória na Elite do samba carioca em um tempo não tão distante.

É exatamente sobre essas Escolas de Samba que iremos falar nessa postagem.

Lins Imperial: A Verde e Rosa coleciona algumas passagens pelo Grupo Especial e tem em sambas como "Folia de Reis" e "Chico Mendes, o Arauto da Natureza" as suas principais lembranças dos tempos em que era tida como uma grande Escola. Nunca obteve grande destaque na Elite, porém, era presença constante no Grupo de Acesso e sempre lutava pelas primeiras colocações. Nos últimos anos tem colecionado rebaixamentos e mostra pouca estrutura e profissionalismo em suas gestões. Isso, aliado a péssima posição em que desfila em 2012 (3° a entrar na avenida) deve mante-la por mais um ano no Grupo C.

Unidos da Ponte: a tradicional agremiações de São João do Meriti é detentora de uma coleção de sambas enredo de fazer inveja a muitas Escolas de Samba do Grupo Especial. É também a entidade entre as que estão no Grupo com o maior tempo de permanência na Elite do Carnaval carioca. Entre os anos de 1983 e 1989 apresentou grandes desfiles e sambas memoráveis, entre eles os clássicos "E Eles Verão a Deus", "Oferendas", "Tá Na Hora do Samba Que Fala Mais Alto", "G.R.E.S. Saudade" e "O Bem Amado Paulo Gracindo". Depois disso ainda esteve no grupo principal de 1993 a 1996. A derrocada começou em 2003, depois disso foram só decepções. Entre as que cito como "grandes" no grupo C é a que passa pelo momento mais delicado. Sem maiores condições financeiras e apresentando desfiles sem empolgação e muito fracos plásticamente está mais perto de cair do que retornar a Sapucaí, palco onde tantas vezes brilhou.

Unidos de Villa Rica: Apesar de ter desfilado apenas uma vez no Grupo Especial (em 1995), a Azul e Amarelo de Copacabana tem bons desfiles apresentados no Grupo de Acesso. Caiu em 2002 e desde então luta para se reencontrar com os seus melhores dias. Chegou a desfilar no Grupo E, o verdadeiro fundo do poço das Escolas de Samba, mas felizmente conseguiu em dois anos ascender dois grupos (em ambos obtendo a 2° colocação) e retornou ao Grupo C. É uma das que demonstra melhor organização e estrutura para buscar o retorno a Marquês de Sapucaí. É umas das favoritas ao título neste grupo.


Em Cima da Hora: A dona do maior samba enredo de todos os tempos (Os Sertões, 1976) e de obras maravilhosas como "O Saber Poético da Literatura de Cordel" é outra que vem sofrendo nos últimos tempos com a falta de organização. Entretanto, de dois anos pra cá a agremiação do bairro de Cavalcantti voltou a mostrar a sua força e ressurgiu no cenário carnavalesco. Os dois últimos desfiles da Escola aliás, são a prova de que a grande Em Cima da Hora parece ter despertado. Acredito que é a mais cotada entre as agremiações aqui citadas para conquistar o título do Grupo C, pois vem mostrando força e competência. Se mantiver a linhad e trabalho adotada de 2009 para cá, tem muitas chances de soltar o grito de campeã.

Unidos do Jacarezinho: A Rosa e Branco do bairro do Jacarezinho é outra que após alguns desfiles no Grupo Especial (1987 e 1989) começou a oscilar entre os Grupos de Acesso, B e C. É também a mais regular entre as citadas, uma vez que tem mais desfiles entre o Acesso e o B, do que no atual grupo em que se encontra. Em 2010, a Escola apresentou um Carnaval belíssimo e só não teve melhor sorte na apuração porque foi a primeira a desfilar. Plásticamente estava mais bonita por exemplo do que a 2° colocada do Grupo, a caçulinha Favo de Acarí. É outra Escola que deve brigar pelo acesso até com certa facilidade, pois carrega consigo a estrutura e a mentalidade de quem está mais do que acostumada a desfilar na Marquês de Sapucaí. É também a que possui o melhor enredo para 2012 (sobre o mangueirense Nélson Sargento).

Unidos do Cabuçu: De todas as agremiações citadas é a que eu particularmente sinto mais falta na Elite da folia carioca. A escola da eterna presidente Terezinha Monte está no Grupo C desde 2005 e até então não apresentou um grande desfile que a colocasse na disputa pelo acesso. A 4° colocação de 2010 é o máximo que ela conseguiu. É verdade que o desfile de 2011 está longe de ter merecido a 7° colocação que obteve (ficaria entre as 5 primeiras fácil). Mostra no entanto que está assimilando a sua condição e busca acertar nas decisões para colocar a Escola nos trilhos. A escolha do enredo mostra que a boa e velha Cabuçu está voltando (homenagem a Elza Soares). Aliás, vale à pena ressaltar que a agremiação Azul e Branco é perita em homenagens. Nos anos em que figurou entre as Escolas do Grupo Especial, prestou homenagem a Roberto Carlos, os Trapalhões e Milton Nascimento. No Grupo de Acesso, já cantou Beth Carvalho, Xuxa, Maurício de Souza e a sia ex-presidente Terezinha Monte. É a que tem a minha torcida neste grupo.

Nos Grupos D e E, também existem Escolas tradicionais e com passagens pelo Grupo Especial. Mas isso é assunto para um outro dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário