quinta-feira, 28 de julho de 2011

Os enredos do Grupo de Acesso

Assim como fiz com os enredos do Grupo Especial, hoje é dia de dar pitaco nos temas das agremiações que desfilarão no Acesso no Carnaval de 2012.

Vamos pela ordem dos desfiles:

Paraíso do Tuiuti: "A Tal Mineira"

Retornando ao Grupo de Acesso em 2012, a agremiação de São Cristovão apostou na mágia de Clara Nunes para embalar o seu desfile. O enredo tem variantes que podem proporcionar um verdadeiro espetáculo de formas e cores. Os orixás, a música e a Portela serão pano de fundo para um dos desfiles mais aguardados do Acesso. O único porém ao meu ver fica pela troca um tanto quanto equivocada do carnavalesco Eduardo Gonçalves, que vinha fazendo um grande trabalho na Azul e Amarelo. Mas a contratação do talentoso o jovem Jack Vasconcelos pode superar os problemas dessa troca.

Acadêmicos da Rocinha: "Vou Colocar Teu Nome na Praça"

E lá vem a "Pincesinha da Sapucaí" com mais um dos enredos abstratos e confusos do carnavalesco Luis Carlos Bruno. Porém, difente do que aconteceu em 2011, quando a temática sobre o vidro mostrava-se mais consistente, o enredo de 2012 é talvés o mais abstrato de todos que eu já vi passar na Sapucaí, superando até o "É de Arrepiar", de Paulo Barros em 2008 na Viradouro. Mas a competência de Luis Carlos é inquestionável. Se não chega a ser um grande carnavalesco, compensa com sua criatividade e bom gosto. O resultado disso só saberemos no desfile, mas a Rocinha é uma das Escolas que briga forte pelo acesso.

Estácio de Sá: "Luma de Oliveira, Coração de um País em festa"

Ai meu Deus... o que falar da gloriosa Estácio de Sá? A primeira Escola de Samba do Brasil vem de um enredo maravilhoso (Rosas) e do nada apresenta essa biografia sem noção. Ainda mais de quem... Luma de Oliveira. Nada contra a Luma, ao contrário, é uma das maiores rainhas de bateria que temos na história do carnaval carioca, porém, não é motivo para uma homenagem de uma Escola de Samba do porte da Estácio. O promissor carnavalesco Marcus Ferreira terá trabalho para carnavalisar a vida a modelo. Entretanto, a promessa do presidente Leziário de um desenvolvimento totalmente diferente do tradicional pode acalentar o coração da enorme torcida "estaciana" em todo o Brasil. No acesso é quem tem a minha torcida pelo acesso. Mas desse jeito eu não sei não...

Inocentes de Belford Roxo: "Corumbá - Ópera Tupi Guaikuru"

Vindo de um enredo controverso sobre os Mamonas Assassinas, a agremiação de Belford Roxo tenta na cultura indígena e na história de Corumbá o tão sonhado acesso. A contratação do carnavalesco Wagner Gonçalves (ex-Mangueira) busca dar maior requinte na parte plástica da Escola. Isso, aliado a um desenvolvimento claro e correto, coloca a Inocentes na luta pelo título, porém, o fato da agremiação não ser lá muito bem vista pode pesar na apuração. No geral, um dos bons enredos do Grupo.

Império da Tijuca: "Utopia - Viagem Aos Confins da Imaginação"

A maior prejudicada de 2011, sem sombra de dúvidas. O Impérinho, como é carinhosamente chamado por seus admiradores fez um desfile primoroso do ponto de vista estético concebido pelo carnavalesco Severo Luzardo, um dos grandes nomes da nova geração. Visando as primeiras colocações em 2012, a Verde e Branco da Tijuca aposta em um enredo que vai mergulhar no imaginário humano. Um tema que irá proporcionar grandes momentos plásticos no desfile, mas como diria o méstre Fernando Pamplona, não é um enredo. Mas isso atualmente pouco importa. O talento de Luzardo deve prevalecer e o Império deve brigar pelo título. Tem a minha torcida!!!

Unidos do Viradouro: "A Vida Como Ela é, Bonitinha, Mas Ordinária... Assim Falor Nelson Rodrigues"

Pelo segundo ano consecutivo desfilando no Grupo de Acesso, a campeã de 1997, a Unidos do Viradouro busca no carnavalesco Alexandre Louzada a força para retornar a Elite em 2013. A Vermelho e Branco de Niterói aposta na vida e na obra do escritor Nelson Rodrigues para brilhar na Sapucaí e conquistar o título que não veio por pouco em 2011 (mesmo que não tenha feito um desfile para isso). A temática é batida, porém, Nelson Rodrigues sempre garante assunto e imagens para um grande desfile, tamanha a qualidade e a diversidade de sua obra. Em se tratando da Unidos do Viradouro, nem precisa dizer que é favoritíssima ao acesso, porém, precisa fazer por onde, afinal, como no futebol, camisa não ganha jogo.

Acadêmicos de Santa Cruz: "Antôniol Carlos, o despertador do brasil"

Acabei de escrever uma postagem sobre esse enredo no blog. É na minha opinião uma das homenagem mais merecidas dos últimos tempos. O radialista Antônio Carlos é um apaixonado pelo Carnaval e uma pessoa muito querida por todo o Brasil. O enredo que será desenvolvido pela talentosa dupla Lane Santana e Chico Spinoza pode render a Verde e Branco mais um grande momento da Escola no Grupo de Acesso. Até o ano passado a Santa Cruz era vista como uma agremiação que estava perto do Grupo B. Mantinha uma comissãod e carnaval no desenvolvimento de seus enredos que não era tão capacitada e apostava em enredos escritos pela saudosa Roseli Nocolau, esposa do presidente Zezo, falecida em 2009. Com a chegada de Lane e Spinoza, a mentalidade da Escola se renova e a Acadêmicos de Santa Cruz volta a brigar forte pelo título do Grupo de Acesso. Parabéns pela homenagem a quem realmente merece!!!

Império Serrano: "Dona Ivone Lara - O Enredo do Meu Samba"

Se esse enredo não for Estandarte de Ouro eu não sei mais o que pode garantir tal prêmio. A Verde e Branco da Serrinha busca se reencontrar em sua essência e essa homenagem a grande sambista de Madureira parece ser um passo importante nesse processo. A nova diretoria do Império pensou grande e busca fazer da Escola o gigante de outrora. A chegada do excelente carnavalesco Mauro Quintaes vai dar o requinte que a agremiação necessita. O intérprete Richachs vai dar a emoção que o enredo pede e a presença da homenageada vai fazer do Império ao lado da Unidos do Viradouro a grande favorita ao título. Vai ser briga de chachorro grande literalmente!!!

Acadêmicos do Cubango: "Barão de Mauá - Sonho de um Brasil Moderno"

Mais um grande enredo no Carnaval de 2012. Sob a batuta do carnavalesco Jaime Cezário, a Verde e Branco de Niterói fez em 2011 um desfile primoroso. Porém, a colocação não correspondeu a expectativa da agremiação. Nada que justifique o chororô do presidente Pelé que até hoje vive a irônizar e criticar a LESGA. Problemas internos à parte, o enredo é dos melhores. O Barão de Mauá foi um dos maiores resposáveis pelo deenvolvimento do Brasil e tem tudo para render uma plástica fenomenal. O carnavalesco Jaime Cezário tem tudo para brigar por um ótimo resultado com essa temática. O que certamente vai prejudicar a avaliação da Escola são as constantes acusações de sua diretoria a entidade que organiza os desfiles. Enfim, vamos esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário