domingo, 23 de dezembro de 2012

Nenê de Vila Matilde



Enredo: “Da Revolta dos Búzios a Atualidade – Nenê Canta a Igualdade”

Autores: Cláudio Russo, J. Velloso, Ney do Cavaco, Marquinhos e Dr. Medina

Uma das mais representatividades do samba paulistano bem como do Carnaval brasileiro retorna ao Grupo Especial após amargar em 2011 mais um rebaixamento em sua história. Porém, dessa vez todos na Vila Matilde garantem que a águia voltou para ficar!

Com um enredo de temática negra (especialidade da Escola diga-se de passagem), não poderíamos esperar por outra coisa que não um grande samba de enredo.

Oriundo de uma parceria carioca encabeçada pelo veterano Cláudio Russo (autor de obras de grande sucesso pela Beija-Flor de Nilópolis), o hino que a Nação matildense levará para o Anhembi em 2013 é um dos grandes destaques da safra, o que não é nenhuma novidade para a agremiação.

Destaque total para a belíssima melodia da obra que me encantou desde a primeira audição ainda na quadra da Escola durante as disputas. Cheia de momentos de lirismo, a obra ganha um tom clássico que combina perfeitamente com a história da Nenê. Por isso talvez, a empolgação dos “filhos” do seu Alberto Alves da Silva, o saudoso “seu” Nenê, esteja tão em alta como a muito não vemos.

A letra faz citação a diversos movimentos negros ao longo da história, entre eles a Revolta dos Búzios, a Guerra de Canudos, a Cabanagem, entre outros. Movimentos musicais como o Olodum também são lembrados.

Uma outra coisa que chama a atenção na gravação é o show dado pela bateria do mestre Renato Sudário, que parece ter reencontrado a fórmula do sucesso após alguns maus momentos com o ainda jovem mestre Teco.

O intérprete Celsinho Mody conduz a obra com correção e conta com a participação mais do que especial de Luizinho Andanças, um dos maiores intérpretes da atualidade e que engrandece ainda mais este belo samba com toda a sua experiência e potencia vocal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário