domingo, 23 de dezembro de 2012

Acadêmicos do Tatuapé


Enredo: “Beth Carvalho, a Madrinha do Samba”

Autores: André Ricardo, Luciano e Vaguinho

Abrindo os desfiles do Grupo Especial do Carnaval paulistano, a Acadêmicos do Tatuapé retorna a elite prestando uma justíssima homenagem a Elisabeth Santos Leal de Carvalho, ou simplesmente Beth Carvalho.

A maior sambista do Brasil volta a ser homenageada por uma Escola de Samba após quase 30 anos (fora enredo da Unidos do Cabuçu em 1984, ano da inauguração do sambódromo) e com uma biografia ainda mais rica.

Seguindo uma linha que já tornou-se característica da agremiação da Zona Leste, o samba de enredo de 2013 possui uma melodia valente, que aliada a uma letra muito bem estruturada, garante a qualidade necessária para a ocasião, afinal, pra falar de Beth, nada mais justo do que um grande hino.

O refrão principal da obra tem a missão de levantar o sambódromo com os versos “Vem no sacode já é... Tatuapé/O povo todo te aclama/Beth Carvalho, a Madrinha do Samba/Beth Carvalho, a Madrinha do Samba”. Esses versos trazem de volta uma característica muito marcante dos carnavais das décadas de 50 e 60, que é a citação do enredo na cabeça do samba. Muito legal!

As grandes paixões de Beth são citadas ao longo do samba, bem como suas mais marcantes canções. Não faltam menções a Estação Primeira de Mangueira, ao Cacique de Ramos e ao Botafogo, clube de seu coração.

Outro ponto positivo e de destaque na faixa da agremiação no CD é a interpretação segura e como sempre pra lá de competente do cantor Vaguinho, que nos últimos anos recebeu inúmeras críticas devido a alguns excessos. Nada porém compromete a qualidade deste grande intérprete do nosso Carnaval.

No geral, o samba é uma das boas obras da safra paulistana que surpreendeu-me positivamente após alguns anos estagnada no que diz respeito ao quesito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário