domingo, 23 de dezembro de 2012

Gaviões da Fiel Torcida


Enredo: “Ser Fiel é a Alma do Negócio”

Autores: Ernesto Teixeira, José Rifai, André União, Fadico, Murillo, Alex e Bruno Muleki

A Fiel torcida corintiana está feliz!

Não, não se trata da conquista do Mundial de Clubes da Fifa no início desse mês, mas sim pelo fato de ter um samba de enredo digno de seus melhores momentos!

O enredo que muitos criticaram, alguns tripudiaram e outros desdenharam, rendeu um dos grandes sambas da safra.

A faixa da Gaviões começa a chamar a atenção já na introdução, que traz uma citação a conquista da Libertadores da América. Em 2001 a Escola já havia feito isso, mas na ocasião ao conquista exaltada era a de seu primeiro Mundial de Clubes.

Ernesto Teixeira voltou a mostrar toda a sua competência na gravação ao dar uma resposta aos críticos que insistem em apontá-lo como ultrapassado.

A obra da parceria de José Rifai e cia. tem momentos pra lá de felizes, como a cabeça do samba que traz os versos “Vem ver/A Nação Corintiana/A força da nossa união/Eterna paixão, propaga a chama/Orgulho que não se compara, não pára!!! É religião/Que pulsa forte em cada coração”, uma clara citação a torcida que a cada dia se mostra ainda mais apaixonada. O que não deixa de ser uma homenagem a quem move o clube nas conquistas.

Daí por diante tem inicio uma descrição pra lá de competente da sinopse escrita pelo carnavalesco Max Lopes, dando ênfase em cada ponto importante da história da propaganda. Até os índios que pintavam papagaios com urucum para transformá-los em araras são citados.

O refrão central é além de descritivo muito animado! Os versos “Corre vem ver, to na tela da TV/Nas ondas do rádio to ligado em você/’Roda e avisa’ é carnaval/’Um minuto de comercial’”, lembra dos principais veículos de comunicação e de um dos maiores comunicadores do país, Abelardo Barbosa, o Chacrinha.

Não faltou crítica ao horário eleitoral, as promessas não cumpridas e os golpes aplicados por meio de jornais, rádios e pela televisão.

No final, a menção ao Leão de Ouro, o maior premio da propaganda mundial.

Como podemos ver, uma obra encorpada e de muita qualidade. Talvez o que faltava para a Fiel voltar a ser a grande campeã do Carnaval paulistano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário