sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Estrela do Terceiro Milênio


Enredo: “Reluz na Constelação da Terceiro Milênio uma Maravilha de Estrela Denominada ‘Elke’: O Carnaval Materializado Numa Pessoa!”

Autores: Silvinho, Manoel Duarte, Bira, Chitão e Biro

Uma das maiores promessas para os próximos anos, a Estrela do Terceiro Milênio aposta na vida de Elke Maravilha para buscar o acesso ao grupo de Elite do Carnaval paulistano.

Bem, o que me chama atenção na bonita obra de Silvinho e cia. não é a letra, nem a melodia, mas sim a grande quantidade de alterações promovida pela direção da Escola na obra em relação a versão dos compositores para as eliminatórias.

As alterações, no entanto não comprometeram a qualidade do samba, mas me espanta a obra vencedora ser tão modificada. Particularmente nunca havia visto nada igual.

O refrão principal, por exemplo, mudou de “É brilho, é show! É Carnaval/Eu sou Estrela e ninguém vai me segurar/O meu Grajaú é pura alegria/E hoje canta Elke Maravilha” para “Reluz a festa do Carnaval/Eu sou Estrela e ninguém vai me segurar/O meu Grajaú encanta e brilha/E hoje exalta Elke Maravilha”. Nada menos que cinco palavras alteradas em quatro versos. Um exagero, evidentemente...

Outras alterações são vistas ao longo da primeira parte (a mais modificada de toda a obra), mas não vou entrar em detalhes. Prefiro ressaltar as qualidades deste samba de enredo.

Os primeiros versos logo após o refrão “Da Rússia uma dádiva divina/Neste país iluminado ela chegou”, são os melhores da obra, com destaque para a melodia em menor.

A voz do consagrado André Pantera deu mais classe a este samba, o qualificando ainda mais. Em relação com o hino que a Escola apresentou em 2012, quando de sua estréia no Grupo de Acesso, há um salto de qualidade, o que é muito bom.

Levo muita fé nessa agremiação que mesmo sendo uma das mais jovens de São Paulo (fundada em 05/05/1998) já demonstra um enorme potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário