domingo, 29 de abril de 2012

"Tem bububu no bobobó..."



O grande sacode na Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2012 inegavelmente foi dado pela São Clemente, a primeira agremiação a desfilar na noite de segunda-feira, 20 de fevereiro.

O enredo "Uma Aventura Musical na Sapucaí, do carnavalesco Fabio Ricardo prestava uma homenagem aos grandes músicais e como consequência, iria desembocar no Carnaval, o maior músical a céu aberto do Mundo.

A proposta interessante no papel mostrou-se feliz em seu desenvolvimento, porém, algumas soluções extremamente repetitivas foram bastente utilizadas pelo mais jovem carnavalesco do Grupo Especial.

A comissão de frente coreografada pela bailarina Cladia Motta representou a alma do artista e em meio a um tablado, executou uma bonita, porém simples coreografia. O figurino e a maquiagem mostraram-se mais felizes que a dança apresentada.

Na sequência, o grande carro abre-alas da Escola de Botafogo aludia a um grande baile. Um elegante salão tomou conta da Sapucaí com detalhes de muito bom gosto e formas muito atraentes. Esculturas de arlequins e candelabros surgiam em meio a belíssimas destaques. Um carro muito bem realizado e que dispensava os vários balões de gás que ladeavam a alegoria. Uma solução batida e que parece fazer parte constante do trabalho do Fabinho.

Seguindo o desfile, alas muito bem vestidas davam ares de super produção ao desfile da São Clemente. O traço requintado do carnavalesco colaborou e muito para o sucesso dos figurinos que ao melhor estílo "Rosa Magalhães" encantaram ao público. Não faltaram no último setor do desfile citações a grandes carnavais com direito a reprocuções de clássicas fantasias que marcaram a história da folia carioca, como por exemplo a comissão de frente da Imperatriz Leopoldinense de 1994, com a inesquecível dança dos leques.

As demais alegorias da Escola seguiram o padrão do abre-alas, embora menos luxuosas. Os elementos alegóricos que vez ou outra apareceram no desfile também estavam muito bem cuidados, como por exemplo o que fazia referência ao espetáculo "O Mágico de Oz".

No quesito samba de enredo, a São Clemente vem se caracterizando por ser uma das Escolas que mais respeitam a sua tradição, já que não foge da sua linha característica de samba. A opção por letras simples, com melodias valentes e um momento de explosão é preservada, o que vem garantindo à agremiação obras muito elogiadas pela critica especializada. Isso tudo sem contar no grande intérprete que ano após ano vem se firmando no primeiro time entre os "gogós de ouro" do nosso Carnaval: o jovem e talentoso Igor Sorriso.

A bateria dos mestres Gilberto Gomes e Caliquinho é uma das mais regulares do Grupo Especial e em 2012 não foi diferente, teve um desempenho fantástico e sustentou brilhantemente o empolgante desfile. Destaco também a sempre bela presença da Rainha Bruna Almeida, sobrinha do presidente Ricardo Gomes e cria da comunidade.

Na defesa do pavilhão Amarelo e Preto, uma dupla de craques: Bira e Denadir. Se não chegam a encher os olhos da mídia, são donos de uma regularidade impressionante. Bira, que dançou ao lado de Lucinha Nobre nos tempos de Unidos da Tijuca, parece ter aprendido um "bocado" ao lado da companheira, pois carrega até hoje muito do jeito da porta-bandeira hoje na Portela. Já Denadir que tem passagens marcantes por Caprichosos de Pilares e Renascer de Jacarepaguá é dona de passos clássicos e de um preparo físico invejavel. É um casal que particularmente gosto muito.

No geral, um dos melhores desfiles da história da São Clemente que não reflete a absurda 11° colocação atribuída a ela pelo juri da LIESA. Mas serve para levar a Escola a mais um ano de Grupo Especial (o terceiro consecutívo).

Para 2013, a diretoria apressou-se em renovar o contrato do carnavalesco Fábio Ricardo e já anunciou o seu enredo: "Horário Nobre" que pretende narrar as grandes produções televisívas do gênero novelas.

A saída do mestre-sala Bira que rumou para a Ilha do Governador não chega a preocupar, porém, fará com que o presidente Ricardo quebre a cabeça em busca de um substituto a altura.

No mais, a São Clemente parte para mais um desfile em meio a Elite do samba carioca na busca de sua real afirmação. Garanto que tem a torcida de todo o mundo do samba.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário