terça-feira, 17 de abril de 2012

"É 'por ti' que a Mocidade canta..."

Que orgulho!!!

O resultado estapafurdio pouco importa diante do belíssimo desfile que a minha querido Mocidade Independente de Padre Míguel apresentou em 2012. Como a muito tempo eu não via a Mocidade com a cara que a consagrou nas décadas de 80 e 90. Lindo!

O enredo "Por Ti, Portinari, Rompendo a Tela, a Realidade", de autoria do carnavalesco Alexandre Louzada foi muito festejado pelos independentes desque fora anunciado de maneira oficial e como todos esperavam, rendeu um grande desfile.

A modernidade que tanto marcou a história da Escola esteve presente. Mesclada com momentos que passavam do rústico ao barroco em questão de segundos, a estética da Mocidade foi algo deslumbrante, realmente de encher os olhos do público. Só mesmo os jurados é que não viram tamanha beleza...

O início do desfile relembrou os melhores momentos de dois gênios Fernando Pinto e Renato Lage. Com muito branco, prata e efeitos de iluminação, comissão de frente, tripés de abertura e carro abre-alas pareciam se fundir em um só. A comissão de frente era simples, singela e emocionante. Fez o pintor Cândido Portinari renascer em meio a folia e dar "o tom" de todo o desfile. O abre-alas, que trazia a figura de Portinari como sua principal escultura também era digno dos melhores momentos da Escola de Padre Miguel.

À partir do primeiro setor é que o desfile foi ganhando cor e como Louzada gosta, as cores da Escola (Verde e Branco) estavam presentes em quase todas as fantasias. Aliás, mesmo os figurinos não sendo reproduzidos à risca dos protótipos apresentados, eram de longe o melhor conjunto de fantasias da primeira noite de desfile na Sapucaí.

E olha que não só os figurinos foram os melhores, em materia de alegorias, salvo um ou outro deslize, a Mocidade apresentou um dos melhores conjuntos estéticos de 2012, coisa que a muito tempo não tinhamos pelas "bandas" de Padre Miguel.

O samba de enredo da parceria de Diego Nicolau e cia. caiu nas graças dos independentes devido a sua bela letra e melodia envolvente, porém, simplesmente não aconteceu na avenida. Assim como a tão aguardada estréia do intérprete Luizinho Andanças, que também esteve muito aquém do esperado. Luizinho é o melhor intérprete da atualidade, porém, não conseguiu desempenhar tudo o que sabe em sua primeira apresentação oficial com a Verde e Branco.

O que vem melhorando ano após ano é a bateria do mestre Bereco. Mesmo que ainda não seja unanimidade do juri da LIESA, o ritmo tradicional da bateria de Padre Miguel vem sendo resgatado ao melhor estílo que a consagrou sob a batuta do antológico mestre André.

Uma deficiência que pode facilmente ser notada este ano foi no quesito mestre-sala e porta-bandeira. Por mais que Robson e Ana Paula tenha história no Carnaval e sejam respeitadíssimos no meio, é um casal que já não mantém o nível. Nas notas atribuídas a dupla ficou mais do que provado que é hora de rever alguns conceitos.

Por mais que os independentes critiquem ferrenhamente o presidente Paulo Vianna, ele vem mostrando que quer o melhor para a Mocidade e se não fosse o seu pouquíssimo prestigio diante da LIESA, a Mocidade já teria a tempos retomado a sua trajetória vitoriosa. É verdade que ainda é muito pouco para a história da Mocidade, mas que de 2005 pra cá ela merecia resultados muito mais expressivos, isso ela merecia.

Seguindo a linha adotada nos últimos anos, a sequência de trabalho será um dos fortes da agremiação para 2013. Alexandre Louzada será mantido e já vem trabalhando no enredo "Eu Vou de Mocidade com Samba e Rock in Rio, por um Mundo Melhor", que contará a história do rock. O casal Robson e Ana Paula deixou a agremiação, que anunciou a contratação de Squel (ex-Grande Rio) e Feliciano Junior (2° mestre-sala da agremiação) para o seu lugar. Nos próximos dias espera-se novidades no quesito comissão de frente, pois o trabalho de Renato Vieira, por mais que tenha sido emocionante, deixou a desejar no aspecto técnico. Luizinho Andanças e mestre Bereco, continuam prestigiados em seus postos.

É a Estrela Guia de Padre Miguel ganhando corpo para um grande 2013!!!

2 comentários:

  1. Simplesmente M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O, foi lindo, nem vou comentar o resultado da apuração, porque não vale a pena. Samba enredo cativante, esse abre alas, um dos mais belos que já vi, a Mocidade esta voltando. Parabens a comunidade de Padre Miguel.

    ResponderExcluir
  2. Para quem assim como eu é Independente de coração, foi uma emoção ver a Mocidade ao seu estilo novamente. O resultado pouco importa perto de tamanho orgulho!

    ResponderExcluir