sexta-feira, 20 de abril de 2012

"Semba de lá, que eu sambo de cá..."

"Semba de lá, que eu sambo de cá
Já clareou o dia de paz
Vai ressoar o canto livre
Nos meus tambores, o sonho vive"

Que samba!!! Que desfile!!!

A Vila simplesmente Kizombou!!!

Assim que o enredo sobre Angola foi anunciado em meados de 2011, imaginei que a Unidos de Vila Isabel seria uma das favoritas ao título deste Carnaval, mas depois que o samba da parceria do André Diniz, que contava com o luxuosíssimo auxílio de Arlindo Cruz, foi escolhido, passei a ter certeza de que o caneco iria para o bairro de Nöel.

E olha, logo de cara esse desfile me arrebatou.

"Você Semba lá... Que eu Sambo cá! O Canto Livre de Angola" foi a poesia escolhida para entitular um dos maiores enredos que a Marquês de Sapucaí já viu passar em quase 30 anos de sambódromo.

O impacto da comissão de frente foi de tal ordem que não consegui desviar os olhares da televisão durante um bom tempo querendo talvés acompanhar todo o desenvolvimento da brilhante coreografia criada pelo genial Marcelo Misailidis. Os animais da savana estavam tão perfeitos que em alguns momentos a impressão que tinhamos era de que o grupo contracenava com a nimais de verdade. Até mesmo a mulher tigresa que surgia em determinados momentos da coreografia era de impressionar por seu gestual e pela imponente expressão corporal.

Na sequência, um carro abre-alas magnífico. Ao melhor padrão Rosa Magalhães de qualidade, uma alegoria que não era gigante, mas que impressionava pela beleza cênica. Se não bastasse, a "dona" Rosa ainda se valeu de uma série de estampas africanas para compor um mosaico de rara beleza em meio a animais e plantas típicamente angolanos.

E olha que o espetáculo cênico não se resumiu a este carro. O que dizer então da "Árvore Sagrada" da segunda alegoria? Ou então do "Návio Negreiro"? Até mesmo o carro que falava da influência européia com os habituais anjinhos barrocos da Rosa, eram simplesmente de arrepiar. Um dos melhores conjuntos alegóricos da história da Vila.

Em termos de fantasias então nem é preciso comentar. O padrão de qualidade Rosa Magalhães novamente imperou. Figurinos leves e de fácil leitura prevaleceram durante todo o desfile, nos proporcionando um conjunto belíssimo.

E o samba de enredo???

Como disse no início dessa postagem, que samba! Uma letra sublime e uma melodia valente transformaram a composição de André Diniz, Arlindo Cruz e cia. em uma das mais belas obras da história da Unidos de Vila Isabel, e olha que de samba o povo de Nöel entende. Trechos como "Incorpora outra vez Kizomba...", "Tambor africano ecoando, solo feiticeiro/Na cor da pele o negro..." e "Temos o sangue de Angola/Correndo na veia, luta e libertação..." só engrandecem ainda mais a composição, passando toda a emoção que o tema pede. Até a interpretação de Tinga é digna de elogios, uma vez que ele se preocupou dessa vez em cantar mais do que gritar. Quero destacar também a atuação do Gera, principal apoio do carro de som da Vila que valorizou ainda mais o desfile.

A bateria, outrora comandada pelo saudoso Branco Ernesto teve pelo primeiro ano mestre Paulinho como "regente". Em um ano de trabalho Paulinho corrigiu todas as carências (que eram nítidas) da época em que o Átila (hoje presidente do Império Serrano) estava lá. A bateria da Vila foi um verdadeiro show, realmente impecável. Sem contar que a presença do sempre sorridente mestre Mug em meio aqueles que durante tantos anos foram por ele comandados é sempre especial.

Na defesa do pavilhão Azul e Branco da Vila, a sublime Ruth Alves e o regular Julinho novamente foram à cima da média. O casal de mestre-sala e porta-bandeira da Unidos de Vila Isabel vem se consolidando ano após ano como uma das mais regulares duplas do Carnaval. Vale à pena destacar também a fantasia do casal, simplesmente linda. E o bebê angolano nas costas da Ruth? Genial. E olha que foi uma idéia da própria porta-bandeira que pediu autorização para a Rosa Magalhães para incrementar a sua fantasia.

No geral, "O" desfile de 2012.

Pra mim foi a campeã com sobras, já que fez o melhor desfile entre todas as 13 agremiações do Grupo Especial. Mas como cabeça de jurado é algo que eu parei de tentar entender faz tempo, atribuíram à Vila a 3° colocação. Vai entender...

A filosofia de trabalho adotada pelo presidenten Wilsinho vem dando resultados e como em time que está ganhando não se mexe, a permanência de toda a equipe de Carnaval para 2013 está assegurada. Mais uma vez teremos o prazer de ver um trabalho da mestra Rosa Magalhães desfilar na Sapucaí. Comenta-se inclusive que um enredo sobre Martinho da Vila está sendo preparado. Nada oficial, mas que o tema está engavetado desde 2009, isso todo mundo sabe. Será que agora vai?

Nenhum comentário:

Postar um comentário