domingo, 29 de abril de 2012

"A minha Ilha é ouro é prata..."

Uma Escola em evolução. Assim pode ser considerada a União da Ilha do Governador.

Uma agremiação que mora no coração de todos os sambistas está vivendo um de seus melhores momentos em toda a sua história. Isso em muito se deve ao trabalho sério do presidente Ney Filardi e a sua competentíssima equipe de trabalho.

Em 2011, realizou o melhor desfile do Grupo Especial (que lhe valeu o Estandarte de Ouro de melhor Escola) e se estivesse disputando com as demais, certamente seria uma das candidatas ao título.

Já para 2012, a Tricolor da Ilha apostou nos jogos Olímpicos de Londres como o pano de fundo para seu enredo, o que desagradou muita gente em um primeiro momento. "De Londres ao Rio: Era uma Vez... uma Ilha", do carnavalesco Alex de Souza se propunha a contar a história da Inglaterra até chegar às Olimpiadas que serão realizadas na terra da Rainha este ano.

O trabalho de Alex no entanto merece um destaque em particular, já que o artista vem se mostrando um dos mais completos da atualidade.

A abertura do desfile da Ilha foi simplesmente emocionante. A comissão de frente trouxe o "Passeio da Rainha", com direito a guarda real e tudo. No papel da soberana britânica, um ícone da história da União da Ilha: a carnavalesca Maria Augusta Rodrigues. Maria Augusta, responsável por grandes momentos da agremiação insulana como, "Domingo" 1977 e "O Amanhã" 1978, estava imponente e visivelmente emocionada em meio ao grupo de abertura. Uma homenagem mais do que merecida.

Compondo a abertura do desfile, os portões da Casa Real Britânica com o letreiro "Ilha" aos moldes do que fora criado por Maria Augusta em 1977 e o monumental carro abre-alas representando as origens Celtas e as invasões bárbaras que assolaram o Reino Unido em século passados. As esculturas do abre-alas eram expressivas e muito bem realizadas, um trabalho louvável. Assim como a alegoria de abertura, os demais carros alegóricos da União da Ilha estavam deslumbrantes, com ótima proposta e perfeita execussão. Destaque para o carro oriental e o que trazia a cena do chá de Alice no País das Maravilhas. Um conjunto arrebatador.

Os figurinos de Alex de Souza também estavam maravilhosos. Com muito luxo e requinte as fantasias brilharam em um conjunto que em certos momentos me fez lembrar as criações de Viriatto Ferreira, todas com um acabamento impecável.

O samba de enredo da Ilha foi mais uma vez muito criticado, mas funcionou muito bem no desfile. É um estilo diferente, mas que casa perfeitamente com a Escola. Ainda mais defendido pelo brilhantismo e a competência do intérprete Ito Melodia, herdeiro do saudoso Haroldo Melodia.

A bateria do mestre Riquinho mais uma vez arrebentou na Marquês de Sapucaí, dando um show de ritmo e criatividade. Pode não ser uma das mais comentadas pelo público e pela mídia, mas é certamente uma das mais regulares. Gosto muito dos nipes de tamborins e repiques da Ilha.

No quesito mestre-sala e porta-bandeira, Ronaldinho e a belíssima Verônica Lima bailaram com o talento e a competência de sempre. Um quesito sem dúvida nenhuma fortíssimo da Escola.

O desfile em um todo foi muito bom, plásticamente superior ao de 2011. Mais um caso onde a 8° colocação não condiz com o nível do trabalho que fora apresentado. No meu ranking a Ilha era "Top 6" facilmente. Mas enfim...

A linha de trabalho adotada pelo presidente Ney Filardi vem dando certo e deve ser respeitada. Para 2013 a Ilha perdeu o casal Ronaldinho e Verônica, mas fez a reposição a altura, chegaram para assumir o posto os não menos competentes Bira e Cristiane Caldas. Nos demais setores da agremiação não devem haver mudanças, pelo contrário. O carnavalesco Alex de Souza por exemplo já teve seu contrato renovado e segundo rumores com uma bela valorização. Ele merece.

Mantendo-se a média dos últimos anos a União da Ilha deve chegar para 2013 como uma das grandes favoritas. Afinal, com o enfraquecimento de Mocidade, Imperatriz, Portela e Mangueira, Escolas como União da Ilha, São Clemente e Grande Rio vem ganhando cada vez mais espaço entre as primeiras colocadas. Se bem que no caso da União da Ilha é um posto mais do que merecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário