quinta-feira, 29 de novembro de 2012

União da Ilha do Governador


Enredo: “Vinícius no Plural – Paixão, Poesia e Carnaval”

Autores: Ginho, Junior, Vinicius do Cavaco, Eduardo Conti, Professor Hugo e Jair Turra

A maior polêmica no quesito samba de enredo no Carnaval de 2013 certamente está relacionada a escolha do hino da simpática agremiação insulana. As preferências do público em geral recaiam sobre as obras de Marquinhos do Banjo e de Aloísio Villar, porém, chamando a responsabilidade somente para si, o presidente Ney Filardi, optou pela obra de Vinicius do Cavaco e cia. O que acabou por gerar certo desconforto na comunidade e uma série de criticas muitas vezes pesadas em demasia.

O que posso dizer do samba é que não é de todo ruim. Pelo contrário. Acaba inclusive se mostrando um dos melhores do ano em decorrência da fraquíssima safra apresentada pelas Escolas do Grupo Especial.

A primeira vista (ou primeira audição, como preferirem) realmente o samba soa um pouco estranho, mas com o tempo você acaba se acostumando com a linha melódica e se pega cantarolando trechos muito bacanas como “Menininha me chamou... vou pra Bahia” e “Num doce balanço que não tem igual/Quando abrir a Arca de Noé...”.

É um pouco complicado discutir o quesito samba de enredo na União da Ilha do Governador, pois a sua própria história já provou que quando a tricolor da Ilha apresenta sambas de qualidade duvidosa acaba realizando desfiles primorosos, o que já não é tão freqüente quando se tem um grande hino muito elogiado pela crítica, vide o trágico desfile de 2001, só para se ter uma idéia.

O que talvez venha a ser a grande questão quanto a este samba é o fato do grande homenageado do enredo do carnavalesco Alex de Souza, o poetinha Vinícius de Moraes merecer no ano de seu centenário uma obra de mais qualidade, mas isso é o de menos dentro das análises, afinal, a escolha é definitiva e não tem como voltar atrás.

Vale á pena destacar na faixa da União a introdução feita com “Se Todos Fossem Iguais a Você” e a grande interpretação de Ito Melodia, que mais uma vez se faz merecedor de todos os elogios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário